Um ambiente colaborativo para compartilhamento de experiências de ensino e aprendizado de computação

DSpace Repository

A- A A+

Um ambiente colaborativo para compartilhamento de experiências de ensino e aprendizado de computação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Hauck, Jean Carlo Rossa
dc.contributor.author Souza, Elanne Melilo de
dc.date.accessioned 2017-12-13T20:24:35Z
dc.date.available 2017-12-13T20:24:35Z
dc.date.issued 2017-12-13
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182188
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. pt_BR
dc.description.abstract A evolução e popularização das tecnologias de informação nos últimos anos provocou grandes modificações na sociedade. O constante crescimento do mercado de software e serviços no Brasil é reflexo dessa evolução, assim como, a carência de capital humano, onde, em contrapartida, pouco se evoluiu para atender esse novo cenário. O ensino da computação ainda predomina apenas em cursos de ensino superior ou cursos profissionalizantes, no entanto, a conjuntura atual da sociedade necessita que a computação seja abordada desde a educação básica, potencializando a geração de indivíduos inovadores, capacitados para elaborar sistemas de computação que beneficiem a vida de todas as pessoas e também para auxiliar no atendimento da demanda de profissionais capacitados para a área de TI. A visualização desta situação impulsionou a criação de projetos que oportunizam o ensino da computação nas mais diferentes idades (crianças, jovens, adultos e idosos) e com diferentes propostas, como é o caso da iniciativa Computação na Escola (projeto coordenado pelo Instituto Nacional para Convergência Digital do Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina), a qual se dedica a aumentar o ensino de computação no ensino fundamental e médio por meio da realização de oficinas. É nesse contexto que o presente trabalho é abordado. Visando apoiar a iniciativa, neste trabalho propõe-se o desenvolvimento de um ambiente colaborativo web que torne possível o compartilhamento de experiências de ensino e aprendizado entre os participantes das oficinas promovidas pela iniciativa Computação na Escola e colaboradores, possibilitando assim que os participantes deem continuidade ao aprendizado iniciado nas oficinas, como também, oportunizando o aprendizado de computação para outras pessoas que possuem interesse na área. Complementarmente, para apoiar a realização das oficinas, neste trabalho também é desenvolvido uma ferramenta para auxiliar o gerenciamento das inscrições em oficinas. Para a realização deste trabalho são analisados os principais conceitos do tema abordado e pesquisadas ferramentas que possibilitem a construção do ambiente colaborativo pretendido e da ferramenta para gerenciar as inscrições, comparando as funcionalidades das ferramentas com os requisitos estabelecidos. Posteriormente a solução é desenvolvida e avaliada por um conjunto de usuários que se enquadram no perfil de usuários finais. Os resultados das avaliações apontam os primeiros indícios de que as funcionalidades do ambiente colaborativo são intuitivas e apoiam o ensino de computação por meio da colaboração entre os usuários, além de apontar que as funcionalidades da ferramenta para gerenciar as inscrições das oficinas são fáceis e suficientes para atender as necessidades deste processo. pt_BR
dc.format.extent 164 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Aprendizagem Colaborativa pt_BR
dc.subject Ambiente Colaborativo pt_BR
dc.subject Ensino de Computação pt_BR
dc.subject WordPress pt_BR
dc.title Um ambiente colaborativo para compartilhamento de experiências de ensino e aprendizado de computação pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Wangenheim, Christiane Gresse von


Files in this item

Files Size Format View Description
Monografia_Elanne_M_Souza.pdf 8.350Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar