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A evolução e popularização das tecnologias de informação nos últimos anos provocou grandes modificações na sociedade. O constante crescimento do mercado de software e serviços no Brasil é reflexo dessa evolução, assim como, a carência de capital humano, onde, em contrapartida, pouco se evoluiu para atender esse novo cenário. O ensino da computação ainda predomina apenas em cursos de ensino superior ou cursos profissionalizantes, no entanto, a conjuntura atual da sociedade necessita que a computação seja abordada desde a educação básica, potencializando a geração de indivíduos inovadores, capacitados para elaborar sistemas de computação que beneficiem a vida de todas as pessoas e também para auxiliar no atendimento da demanda de profissionais capacitados para a área de TI. A visualização desta situação impulsionou a criação de projetos que oportunizam o ensino da computação nas mais diferentes idades (crianças, jovens, adultos e idosos) e com diferentes propostas, como é o caso da iniciativa Computação na Escola (projeto coordenado pelo Instituto Nacional para Convergência Digital do Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina), a qual se dedica a aumentar o ensino de computação no ensino fundamental e médio por meio da realização de oficinas. É nesse contexto que o presente trabalho é abordado. Visando apoiar a iniciativa, neste trabalho propõe-se o desenvolvimento de um ambiente colaborativo web que torne possível o compartilhamento de experiências de ensino e aprendizado entre os participantes das oficinas promovidas pela iniciativa Computação na Escola e colaboradores, possibilitando assim que os participantes deem continuidade ao aprendizado iniciado nas oficinas, como também, oportunizando o aprendizado de computação para outras pessoas que possuem interesse na área. Complementarmente, para apoiar a realização das oficinas, neste trabalho também é desenvolvido uma ferramenta para auxiliar o gerenciamento das inscrições em oficinas. Para a realização deste trabalho são analisados os principais conceitos do tema abordado e pesquisadas ferramentas que possibilitem a construção do ambiente colaborativo pretendido e da ferramenta para gerenciar as inscrições, comparando as funcionalidades das ferramentas com os requisitos estabelecidos. Posteriormente a solução é desenvolvida e avaliada por um conjunto de usuários que se enquadram no perfil de usuários finais. Os resultados das avaliações apontam os primeiros indícios de que as funcionalidades do ambiente colaborativo são intuitivas e apoiam o ensino de computação por meio da colaboração entre os usuários, além de apontar que as funcionalidades da ferramenta para gerenciar as inscrições das oficinas são fáceis e suficientes para atender as necessidades deste processo. |
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