Transparência e prestação de contas nas instituições de ensino superior do sul do Brasil

DSpace Repository

A- A A+

Transparência e prestação de contas nas instituições de ensino superior do sul do Brasil

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Melo, Pedro Antônio de pt_BR
dc.contributor.author Keunecke, Lucas Peter pt_BR
dc.date.accessioned 2017-12-12T03:28:38Z
dc.date.available 2017-12-12T03:28:38Z
dc.date.issued 2017 pt_BR
dc.identifier.other 349188 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182080
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Utilizando a metodologia desenvolvida por Bidermann e Putommatti (2014) foi realizada a análise da transparência das contas públicas dos portais das instituições de ensino superior do Sul do Brasil. O universo da pesquisa contemplou vinte e nove instituições, sendo onze universidades federais, nove universidades estaduais, três universidades municipais e seis institutos federais. Os resultados obtidos indicam um baixo nível de transparência das contas públicas, fato que dificulta a construção de um ambiente propício à accountability. A análise apresentou a usabilidade como um parâmetro crítico a ser explorado, com atendimento médio de apenas 18,48% do índice. A pesquisa também aponta para a ocorrência da assimetria informacional entre os portais das instituições de ensino e os portais de transparência das esferas a que estas instituições se vinculam. Por conta disto, aconselhou-se que as entidades explorassem formas de consecução de acesso, com indicação do local onde poderá ser encontrada a informação almejada. Por grupos de instituições, verificou-se que índices maiores de transparência podem ser encontrados nas universidades federais e, em contrapartida, os menores índices ficaram adstritos ao grupo de universidades municipais analisadas, indicando a ocorrência de níveis desiguais de transparência entre as instituições. pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Using the methodology developed by Biderman and Puttomatti (2014) an analysis was developed in higher education websites of the South of Brazil. The research universe included twenty-nine institutions, including eleven federal universities, nine state universities, three municipal universities and six federal institutes. The results indicate a low level of transparency of public accounts, a fact that makes it difficult to build an environment conducive to accountability. The analysis presented usability as a critical parameter to be explored, with an average attendance of only 18.48% of the index. The research also points to the occurrence of informational asymmetry between the portals of educational institutions and the government transparency portals which these institutions are linked. Because of this, it was advised that entities explore ways to achieve access, indicating the place where the desired information can be found. By groups of institutions, greater levels of transparency can be found in federal universities, and, on the other hand, the lowest indexes were allocated to the group of municipal universities analyzed, indicating the occurrence of unequal levels of transparency between these institutions. en
dc.format.extent 125 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades pt_BR
dc.subject.classification Governo eletrônico pt_BR
dc.subject.classification Transparência na administração pública pt_BR
dc.title Transparência e prestação de contas nas instituições de ensino superior do sul do Brasil pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
349188.pdf 1.138Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar