Estudo do líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Estudo do líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Maurício Fernandes pt_BR
dc.contributor.author Rizzatti, Guilherme pt_BR
dc.date.accessioned 2017-12-12T03:26:16Z
dc.date.available 2017-12-12T03:26:16Z
dc.date.issued 2017 pt_BR
dc.identifier.other 349658 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182069
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A dissertação é resultado de um estudo sobre a aplicação do modelo de líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC em relação ao resultado obtido no Ideb 2015. O objetivo geral do trabalho consiste em analisar o impacto do líder 10X no resultado das escolas públicas da cidade de Joinville/SC que obtiveram alto desempenho no Ideb. O embasamento teórico utilizado para nortear a pesquisa reunie autores como Bergamini (1994) e Stefano (2008) para discorrer sobre liderança, fundamentou com Collins e Hansen (2012) a liderança 10x e no que diz respeito à educação básica, a principal autora foi Lück (2000, 2008, 2009). A pesquisa se caracteriza como um estudo multicaso, positivista, de caráter dedutivo, qualitativo e descritivo, e utiliza entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Como principais resultados da pesquisa, pode-se verificar o impacto positivo que o líder 10X tem no resultado das escolas públicas da cidade de Joinville/SC que obtiveram alto desempenho no Ideb. O líder impacta a escola através de sua experiência, tanto como docente quanto em cargos gerenciais, a capacidade de envolver da comunidade, das ações consistentes e melhoria contínua, da tomada de decisão, da hipervigilância e estar sempre se precavendo, do clima da escola, bem como de aspectos relacionados ao pedagógico e à liderança. Ademais, constatou-se que o bom desempenho no Ideb é consequência de um bom aprendizado. pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The dissertation is the result of a study on the application of the 10X leader model in the result of the high performance public schools of the city of Joinville / SC in relation to the result obtained in Ideb 2015. The general objective of the work is to analyze the impact of the leader 10X in the result of the public schools of the city of Joinville / SC that obtained high performance in Ideb. The theoretical basis used to guide the research brings together authors such as Bergamini (1994) and Stefano (2008) to discuss leadership, based with Collins and Hansen (2012) the 10X leadership and with regard to basic education, the main author was Lück (2000, 2008, 2009). The research is characterized as a multivessel, positivistic study, with a deductive, qualitative and descriptive character, and uses semi-structured interviews as a data collection instrument. As the main results of the research, one can verify the positive impact that the 10X leader has on the result of the public schools of the city of Joinville / SC that obtained high performance in Ideb. The leader impacts the school through his experience, both as a teacher and in managerial positions, the ability to involve the community, consistent actions and continuous improvement, decision making, hypervigilance and always being cautious, the school climate, As well as aspects related to pedagogy and leadership. In addition, it was verified that the good performance in Ideb is a consequence of a good learning. en
dc.format.extent 188 p.| il., gráfs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Liderança pt_BR
dc.subject.classification Escolas públicas pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.title Estudo do líder 10X no resultado das escolas públicas de alto desempenho da cidade de Joinville/SC pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
349658.pdf 1.534Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar