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Este trabalho de conclusão de curso, reproduz os experimentos realizados por Ahmed em 1986, utilizando outra abordagem, uma análise numérica, com objetivo de analisar o campo de escoamento externo em uma geometria de referência conhecido como corpo de Ahmed, desenhando para estudar aspectos da aerodinâmica veicular de veículos de passeio e comerciais. Originalmente os experimentos efetuados através de métodos empíricos em tuneis de vento, foram reproduzidos com o auxílio de software de mecânica dos fluidos comercial Ansys, para isso o trabalho contém um revisão para melhor compreender os conceitos estudados, incluindo conceitos fundamentas da mecânica dos fluídos, como propriedade dos fluidos, equações e fenômenos básicos envolvidos como camada limite, turbulência e arrastos, equações de bernoulli e navier stokes. Da mesma maneira um breve estudo sobre a teoria de dinâmica veicular necessária para entender a influência do escoamento ao comportamento do veículo, por exemplo a atuação da força de arrasto nas forças resistivas ao movimentos, e capacidade de realizar curvas. Após a revisão teórica, foi demonstrado detalhadamente os conceitos e procedimentos utilizados para realizar o experimentos, a fim de facilitar o entendimento e permitir que o mesmo seja reproduzido pelos leitores. Os resultados foram expostos através de fatores quantitativo como arrasto e sustentação, comparando os com valores de referência e através de elementos visuais conferindo os resultados previstos na literatura com o obtido através da simulação. |
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