dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Isler, Cassiano Augusto |
|
dc.contributor.author |
Santos, Virgínia de Almeida |
|
dc.date.accessioned |
2017-12-07T01:06:57Z |
|
dc.date.available |
2017-12-07T01:06:57Z |
|
dc.date.issued |
2017-11-16 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181815 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O transporte de produtos perigosos é aquele que desloca substâncias que podem representaralgumtiporiscoquandosãoacondicionadosdeformainadequada,trafegam em áreas críticas, e/ou são conduzidas de forma inadequada, tornando-se portanto relevantes para a manutenção da segurança e saúde pública possivelmente exposta. O risco é um parâmetro que está relacionado à probabilidade de ocorrer acidente em adição à consequência. Assim, estimar o risco no transporte de produtos perigosos no meio urbano significa considerar o fluxo existente em paralelo às condições do local em que se dá esse transporte. Existem variáveis que podem ser consideradas na formulação matemática do risco, entre elas a taxa de acidentes ou até aspectos geométricos das vias. O objetivo deste trabalho é propor um conjunto de vias exclusivas para o transporte de produtos perigosos no município de Joinville, Santa Catarina, considerando os dados existentes, uma vez que não existe atualmente uma medida que proponha essa restrição. Um método para mensuração do risco do transporte de produtos perigosos foi utilizado para estimar o número de habitantes potencialmente expostos sob a hipótese de acidentes envolvendo veículos que transportam produtos perigosos nas vias do município. Pela aplicação de um algoritmo de caminho mínimo foram obtidos resultados sobre o número total de habitantes expostos considerando diferentes cenários de acesso à cidade e, entre esses cenários, aquele que provê menor risco à população, o qual pode contribuir para o processo de tomada de decisão pelo setor público. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The dangerous goods transportation is one that displaces substances that may represent some kind of risk when they are improperly packed, travel in critical areas, and / or are conducted inappropriately, and are therefore relevant to the maintenance of safety and public health possibly exposed. Risk is a parameter that is related to the probability of an accident occurring in addition to the consequence. Thus, estimating the risk in the transport of hazardous products in the urban environment means considering theexistingflowinparallelwiththeconditionsoftheplacewherethetransportationtakes place. There are conditions that may be considered in the mathematical formulation of the risk, being they the rate of accidents or even geometric aspects of the roads. The present work consists of proposing a set of exclusive routes for the transportation of hazardous products in the city of Joinville, Santa Catarina, considering the existing data forthestudy,sincethereiscurrentlynomeasurethatproposesthisrestriction.Amethod for measuring the risk of transporting dangerous products was used to estimate the number of potentially exposed inhabitants under the hypothesis of accidents involving vehicles transporting dangerous products on the roads of the municipality. By applying a shortestpathalgorithm,resultswereobtainedonthetotalnumberofinhabitantsexposed considering different scenarios of access to the city and, among those scenarios, one that provides a lower risk to the population, which can contribute to the decision making process by the public sector. |
pt_BR |
dc.format.extent |
50 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Produtos Perigosos |
pt_BR |
dc.subject |
Rotas |
pt_BR |
dc.subject |
Caminho Mínimo |
pt_BR |
dc.title |
Proposta de vias para o transporte de produtos perigosos em Joinville-SC |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |