dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rabelo, Marcos Alves |
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dc.contributor.author |
Müller, Tiago Augusto Meurer |
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dc.date.accessioned |
2017-12-05T23:20:16Z |
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dc.date.available |
2017-12-05T23:20:16Z |
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dc.date.issued |
2017-12-05 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181681 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O avanço nos recursos computacionais para o desenvolvimento de produtos permite que as análises de respostas para condições mais complexas sejam realizadas em um menor período de tempo e com maior confiabilidade, sempre necessário para a competividade no mercado. O presente trabalho mostrará um estudo a respeito da análise de vida em fadiga de uma ponta de eixo traseira automotiva utilizando o método de elementos finitos. A partir de uma geometria real de um veículo convencional, buscou-se conhecer as características que contemplam o componente agregado ao veículo como forma, material, solicitação e pontos de fixação. Nessa análise, o objetivo será determinar a vida em fadiga do componente devido às condições as quais a peça está submetida e aplicar de forma coerente o método de elementos finitos juntamente com o método tensão-vida para uma análise de fadiga do componente. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The increasing on computational resources for product development permit analysis of results for more complex conditions in less time with more reliability, being necessary for market competitiveness. This monography will show a study regarding a fatigue life analysis of a rear stub axle of a vehicle using the finite element method. From a real geometry of a conventional vehicle, sought to know the characteristics that contemplate the component assembled to the vehicle as shape, material, loading and fixed points. In this analysis, the objective will be determining the fatigue life of this component due to the conditions that the part is submitted and apply in a consistent way the finite element method combined with stress-life method for a fatigue analysis of the part. |
pt_BR |
dc.format.extent |
58 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Método de elementos finitos |
pt_BR |
dc.subject |
Fadiga |
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dc.subject |
Ponta de eixo |
pt_BR |
dc.subject |
Método tensão-vida |
pt_BR |
dc.title |
Análise de vida em fadiga de ponta de eixo traseiro utilizando o método de elementos finitos |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Fatigue life analysis of rear stub axle using finite element method |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
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