Mulheres colaboradoras em empresas de tecnologia e os processos de aprendizagem do empreendedorismo: um estudo de caso na ACATE

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Mulheres colaboradoras em empresas de tecnologia e os processos de aprendizagem do empreendedorismo: um estudo de caso na ACATE

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Todescat, Marilda
dc.contributor.author Limas, Gabriela Nogueira
dc.date.accessioned 2017-12-05T19:14:34Z
dc.date.available 2017-12-05T19:14:34Z
dc.date.issued 2017-12-05
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181664
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é analisar quais são os processos de aprendizagem, motivações e dificuldades identificadas pelas mulheres ao empreender na área de tecnologia no Brasil, por meio de uma pesquisa descritiva e qualitativa em um estudo de caso, através de uma análise exploratória dos dados. O universo da pesquisa são as empresas de tecnologia localizadas na ACATE, a amostra se deu por acessibilidade. O primeiro objetivo específico trouxe uma análise da trajetória e perfil das entrevistadas, para dar embasamento para seguir com a pesquisa. As motivações identificadas, em suma, se relacionam com o clima organizacional flexível e criativo que as empresas de tecnologia proporcionam, com uma rotina menos engessada e grandes perspectivas de crescimento. Como dificuldades foram encontradas a necessidade de possuir mais experiência, a dificuldade em inovar, o machismo socialmente construído que traz consequências para a mulher até hoje e a preferência em empreender em outras áreas. Por fim foi analisado que o processo de aprendizagem se dá, em sua maioria, por meio informal e situado, embora os processos formais de aprendizagem sejam bastante incentivados. O trabalho busca entender como essas quatro vertentes estão influenciando no baixo índice de empreendedoras mulheres na área de tecnologia. pt_BR
dc.description.abstract This project aims to analyze the learning process, motivations and challenges faced by women starting technology companies in Brazil, by means of a descriptive and qualitative research of a case study and an exploratory data analysis. The scope of the project are technology companies located at ACATE, using the convenience sampling method. The first part of the project analyzed the background and profile of the interviewees, to provide a basis for further research. The motivations identified in this study, in short, include the flexible and creative environment that technology companies provide, with flexible routines and great growth prospects. Challenges women in technology face include the need of work experience, the struggle with innovation, sexism which affect the daily lives of women, and preference to innovate in other areas. Finally, this project concluded that the learning process occurs in an informal, localized way, although formal learning processes are strongly encouraged. The project seeks to understand how these four aspects influence the low rate of women technology entrepreneurs in Brazil. pt_BR
dc.format.extent 79 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Empreendedorismo feminino pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Mulher pt_BR
dc.subject Empreendedorismo pt_BR
dc.title Mulheres colaboradoras em empresas de tecnologia e os processos de aprendizagem do empreendedorismo: um estudo de caso na ACATE pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TC- versão final.pdf 909.4Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar