Povos indígenas, educação superior e interculturalidade: uma experiência entre as professoras Xokleng da Terra Indígena Ibirama, em Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

Povos indígenas, educação superior e interculturalidade: uma experiência entre as professoras Xokleng da Terra Indígena Ibirama, em Santa Catarina

Show simple item record

dc.contributor.author WEBER, Cátia
dc.contributor.author REINALDO, Fleuri
dc.date.accessioned 2017-11-25T18:42:16Z
dc.date.available 2017-11-25T18:42:16Z
dc.date.issued 2006-07-01
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181382
dc.description.abstract Pretende-se neste artigo abrir um espaço de reflexão sobre a realidade vivenciada pelas professoras Xokleng da Terra Indígena (TI) Ibirama, que encontram-se matriculadas em cursos de Licenciatura no Centro Educacional Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Tomando como base a perspectiva intercultural, pretendemos pensar sobre as relações estabelecidas entre as professoras Xokleng e as não-índias e não-índios nesta instituição de ensino superior, bem como sobre as relações com seus familiares a partir deste contexto. Para compreender os significados presentes nestas relações é preciso avaliar as dimensões de etnia e de gênero e como estas podem reconfigurar a representação que estas professoras fazem de si mesmas no processo de construção de sua própria identidade étnica. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Índios Xokleng pt_BR
dc.subject Interculturalidade pt_BR
dc.subject Educação Superior pt_BR
dc.title Povos indígenas, educação superior e interculturalidade: uma experiência entre as professoras Xokleng da Terra Indígena Ibirama, em Santa Catarina pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Povos indígenas ... r e interculturalidade.pdf 62.04Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar