dc.contributor.author |
WEBER, Cátia |
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dc.contributor.author |
REINALDO, Fleuri |
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dc.date.accessioned |
2017-11-25T18:42:16Z |
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dc.date.available |
2017-11-25T18:42:16Z |
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dc.date.issued |
2006-07-01 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181382 |
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dc.description.abstract |
Pretende-se neste artigo abrir um espaço de reflexão sobre a realidade vivenciada pelas professoras Xokleng da Terra Indígena (TI) Ibirama, que encontram-se matriculadas em cursos de Licenciatura no Centro Educacional Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Tomando como base a perspectiva intercultural, pretendemos pensar sobre as relações estabelecidas entre as professoras Xokleng e as não-índias e não-índios nesta instituição de ensino superior, bem como sobre as relações com seus familiares a partir deste contexto. Para compreender os significados presentes nestas relações é preciso avaliar as dimensões de etnia e de gênero e como estas podem reconfigurar a representação que estas professoras fazem de si mesmas no processo de construção de sua própria identidade étnica. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Índios Xokleng |
pt_BR |
dc.subject |
Interculturalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Superior |
pt_BR |
dc.title |
Povos indígenas, educação superior e interculturalidade: uma experiência entre as professoras Xokleng da Terra Indígena Ibirama, em Santa Catarina |
pt_BR |
dc.type |
Article |
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