dc.contributor.author |
JUNG, CARLOS FERNANDO |
|
dc.contributor.author |
DÖRR, CARINE RAQUEL BACKES |
|
dc.date.accessioned |
2017-11-17T18:17:00Z |
|
dc.date.available |
2017-11-17T18:17:00Z |
|
dc.date.issued |
2017-11-24 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-03-5 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181134 |
|
dc.description.abstract |
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por finalidade desenvolver um método para facilitar a elaboração de programas de disciplinas de cursos superiores de graduação. O método tem por princípio estabelecer uma relação dedutiva a partir das competências necessárias à execução de tarefas e solução de problemas que o futuro profissional irá ser demandado no mercado, habilidades, atitudes e conhecimentos. O estudo resultou em mapas conceituais que demonstram de forma didática a utilização do método. O Método foi utilizado e testado por docentes de todos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior localizada no Vale do Paranhana, RS, e demonstrou ser efetivo para os objetivos propostos na pesquisa. Os resultados iniciais mostram que o Método desenvolvido possui uma importante contribuição que reside no fato de possuir uma etapa onde o professor poderá propor um diferencial para ser trabalho na disciplina. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Método |
pt_BR |
dc.subject |
Programa |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplinas |
pt_BR |
dc.subject |
Competências |
pt_BR |
dc.subject |
Mercado |
pt_BR |
dc.title |
MÉTODO PARA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS DE DISCIPLINAS A PARTIR DE COMPETÊNCIAS: HABILIDADES, ATITUDES E CONHECIMENTOS |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |