dc.contributor.author |
WEISS, DANIEL |
|
dc.contributor.author |
ZWICKER, ANA AMÉLIA MOURA |
|
dc.contributor.author |
SÓRIO, GÉSSICA LOVATO |
|
dc.contributor.author |
BALDISSERA, MARIANA DE FREITAS |
|
dc.contributor.author |
KAUS, NAIRA TERESINHA AZEVEDO |
|
dc.contributor.author |
PEZZINI, PATRICIA NUNES |
|
dc.date.accessioned |
2017-11-17T18:15:08Z |
|
dc.date.available |
2017-11-17T18:15:08Z |
|
dc.date.issued |
2017-11-24 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-03-5 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181128 |
|
dc.description.abstract |
O presente estudo tem como objetivo apresentar os resultados parciais de um programa de capacitação de gestores implementado na Universidade Federal de Santa Maria. Utilizou-se o modelo proposto por Bohlander e Snell (2011), o qual estrutura o sistema de TD&E nos subsistemas de levantamento das necessidades, elaboração, implementação e avaliação. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva quantitativa e qualitativa, utilizando como fontes de evidências dados secundários internos e entrevista com o gestor do setor responsável pela execução do programa. Verificou-se que a ação seguiu as etapas previstas no modelo e já capacitou 445 Gestores, embora ainda esteja em fase de execução. Ao analisar a avaliações de reação preenchidas pelos participantes, identificar-se uma elevada satisfação com os temas e a percepção de que o evento é importante. A análise das questões discursivas permitiu averiguar que, na opinião de grande parte dos gestores, os conhecimentos adquiridos são relevantes e podem auxiliar nas atividades que os mesmos executam. Por fim, constata-se que o projeto é importante para a formação dos gestores e com a sua divulgação espera-se que a iniciativa possa ser replicada em outras Instituições de Ensino Superior. |
pt_BR |
dc.subject |
análise de treinamento |
pt_BR |
dc.subject |
formação de gestores |
pt_BR |
dc.subject |
gestão universitária |
pt_BR |
dc.title |
LIDERE: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |