dc.description.abstract |
A identidade e autoria de documentos, até aproximadamente quinze anos atrás, eram feitas exclusivamente de forma material, ou seja, os documentos eram produzidos, impressos e assinados. Muitos desses documentos só eram considerados autênticos após a chancela dos tabelionatos. Os tabeliães conferem a veracidade da assinatura da parte autora que aposta em sua marca gráfica pessoal. Com a evolução tecnológica da microinformática e das comunicações, grande parte dos documentos é produzida de forma eletrônica. Muitas vezes são utilizados como peças importantes em processos. O certificado digital foi desenvolvido para garantir que os documentos veiculados de forma eletrônica acompanhem identificação de autenticidade, reconhecida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), sendo reconhecido juridicamente como um documento original. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quanto aos meios caracteriza-se como pesquisa bibliográfica de fins descritivos. Foram analisadas as características em relação à autoria dos documentos físicos e digitais. Verificou-se as vantagens dos documentos digitais no que tange aos seus dispositivos de segurança, assim como os riscos existentes na sua utilização. |
pt_BR |