dc.contributor.author |
Fagundes, Divanir Candido Veloso |
|
dc.contributor.author |
José, Jaqueline Damiani Ricardo |
|
dc.date.accessioned |
2017-10-13T21:44:59Z |
|
dc.date.available |
2017-10-13T21:44:59Z |
|
dc.date.issued |
2017-10-13 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-64093-50-8 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180180 |
|
dc.description.abstract |
Esse trabalho objetiva discorrer sobre o currículo desenvolvido em espaços escolares, o qual pode causar violência institucional e promover invisibilidade/negação do reconhecimento da pobreza no contexto dos direitos humanos. Situação que pode ser evitada com a participação de uma equipe pedagógica atuante em parceria com o profissional da área do Serviço Social. Para tanto, é imprescindível analisar e discorrer a relação que se estabelece entre o currículo, a pobreza e as violências institucionais. Embora implícita, a relação entre a educação e os Direitos Humanos também norteará as discussões. Espera-se compreender como o currículo produz violência institucional, ao passo que emperra os avanços para a autonomia cidadã e a produção de uma educação emancipatória, dialógica e politizada que reconhece a alteridade e respeita a diferença, e se compreenda que a pobreza é uma violação de direitos. Essa perspectiva será analisada com a participação efetiva da (o) assistente social no espaço escolar. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Assistente Social |
pt_BR |
dc.subject |
Violência Institucional |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço Escolar |
pt_BR |
dc.title |
O (A) ASSISTENTE SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS ESCOLARES AUSENTES DE VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL PERPETRADA PELO CURRÍCULO |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |