O (A) ASSISTENTE SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS ESCOLARES AUSENTES DE VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL PERPETRADA PELO CURRÍCULO

DSpace Repository

A- A A+

O (A) ASSISTENTE SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS ESCOLARES AUSENTES DE VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL PERPETRADA PELO CURRÍCULO

Show simple item record

dc.contributor.author Fagundes, Divanir Candido Veloso
dc.contributor.author José, Jaqueline Damiani Ricardo
dc.date.accessioned 2017-10-13T21:44:59Z
dc.date.available 2017-10-13T21:44:59Z
dc.date.issued 2017-10-13
dc.identifier.isbn 978-85-64093-50-8
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180180
dc.description.abstract Esse trabalho objetiva discorrer sobre o currículo desenvolvido em espaços escolares, o qual pode causar violência institucional e promover invisibilidade/negação do reconhecimento da pobreza no contexto dos direitos humanos. Situação que pode ser evitada com a participação de uma equipe pedagógica atuante em parceria com o profissional da área do Serviço Social. Para tanto, é imprescindível analisar e discorrer a relação que se estabelece entre o currículo, a pobreza e as violências institucionais. Embora implícita, a relação entre a educação e os Direitos Humanos também norteará as discussões. Espera-se compreender como o currículo produz violência institucional, ao passo que emperra os avanços para a autonomia cidadã e a produção de uma educação emancipatória, dialógica e politizada que reconhece a alteridade e respeita a diferença, e se compreenda que a pobreza é uma violação de direitos. Essa perspectiva será analisada com a participação efetiva da (o) assistente social no espaço escolar. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Assistente Social pt_BR
dc.subject Violência Institucional pt_BR
dc.subject Espaço Escolar pt_BR
dc.title O (A) ASSISTENTE SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS ESCOLARES AUSENTES DE VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL PERPETRADA PELO CURRÍCULO pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
101_00076.pdf 409.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar