História, aprendizagem histórica e o ensino médio: reflexões sobre (im)possibilidades da educação histórica no confronto com a cultura escolar

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

História, aprendizagem histórica e o ensino médio: reflexões sobre (im)possibilidades da educação histórica no confronto com a cultura escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Flores, Maria Bernardete Ramos pt_BR
dc.contributor.author Haas Júnior, Arnaldo pt_BR
dc.date.accessioned 2017-10-03T04:20:27Z
dc.date.available 2017-10-03T04:20:27Z
dc.date.issued 2017 pt_BR
dc.identifier.other 348955 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179909
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Entre o final da década de 1960 e início da década de 1970, como uma resposta aos problemas enfrentados pelo ensino de História nos seus respectivos Sistemas de Ensino, tanto na Alemanha como na Inglaterra surgiram iniciativas visando aproximar a História da vida dos alunos e conferir relevância para o aprendizado histórico. Essas inciativas deram corpo à Geschichtsdidaktik (Didática da História, Alemanha) e à History Education (Educação Histórica, Inglaterra), propostas que, significadas à luz das particularidades do contexto brasileiro, a exemplo do que vem sendo feito por pesquisadores da chamada Educação Histórica, têm se apresentado como uma forma de vitalizar as práticas de ensino da História que nos são peculiares. Considerando a maneira como o Ensino Médio se constituiu historicamente no país, via análise da legislação educacional e de documentos curriculares relativos a esta etapa da Educação Básica Escolar, a tese dialoga com as noções de cultura escolar, saberes e experiências docentes e, adotando a perspectiva da análise de conteúdo na investigação bibliográfica e documental, explora aspectos das (im)possibilidades de propostas da metodologia da Educação Histórica, em seu viés cognitivo, quando confrontadas com singularidades do Ensino Médio. A noção de cognição histórica situada é submetida a uma crítica pautada na defesa dos princípios pedagógicos da interdisciplinaridade e contextualização, tal como concebidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e nos Cadernos Pedagógicos do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Between the end of the 1960s and the beginning of the 1970s, as a response to the problems faced by the teaching of History in their respective Teaching Systems, both in Germany and in England, initiatives were developed to bring the History of the students' life closer together and to give relevance To historical learning. These initiatives gave shape to the Geschichtsdidaktik (History Didactics, Germany) and to History Education (England), proposals that, according to the particularities of the Brazilian context, as has been done by researchers of the so-called History Education have been presented as a way to oxygenate and re-significate the teaching practices of History that are peculiar to us. Considering the way in which the Secondary School has historically constituted itself in the country, through an analysis of the educational legislation and curricular documents related to this stage of Basic School Education, this work dialogues with the notions of school culture, knowledge and teaching experiences and adopting the perspective Of content analysis in bibliographical and documentary research explores aspects of the (im)possibilities of proposals of the methodology of History Education. The notion of situated historical cognition is submitted to a criticism based on the advocacy of the pedagogical principles of interdisciplinarity and contextualization, as they are conceived in the High School National Curricular Guidelines and in the Pedagogical Notebooks of the National Pact for High School Strengthening. en
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Ensino médio) pt_BR
dc.subject.classification Currículos pt_BR
dc.subject.classification Didática pt_BR
dc.subject.classification Cultura escolar pt_BR
dc.title História, aprendizagem histórica e o ensino médio: reflexões sobre (im)possibilidades da educação histórica no confronto com a cultura escolar pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
348955.pdf 1.737Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar