dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Moura, Guilherme Valle |
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dc.contributor.author |
Piazza, Carolina Kowalski |
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dc.date.accessioned |
2017-08-29T14:38:15Z |
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dc.date.available |
2017-08-29T14:38:15Z |
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dc.date.issued |
2017-08-29 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178734 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo avaliar o impacto da gratuidade universal do transporte coletivo urbano sobre o salário médio e o nível de emprego dos municípios que a implementaram entre os anos de 2004 e 2017. Utilizou-se o método de pareamento com escore de propensão para construção de um grupo de controle comparável ao grupo de municípios que adotaram a política e, em seguida, empregou-se um modelo de painel de efeitos fixos para estimação do impacto sobre as variáveis de resultado. Tanto o impacto estimado sobre o emprego quanto sobre o salário foram positivos, de 1608; 74 e de R$ 74; 67 respectivamente, ambos com p-valor inferior a 0; 001. O estudo conclui que a implementação da tarifa zero de ônibus pode contribuir positivamente para o crescimento da renda e do emprego e pode ser uma poderosa ferramenta de inclusão social. |
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dc.format.extent |
99 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.subject |
avaliação de impacto; tarifa zero; pareamento com escore de propensão; efeitos fixos. |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação do impacto econômico da gratuidade no transporte coletivo. |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
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