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A presente pesquisa buscou discutir o exemplo empírico da experiência de estudantes no Curso de Ciências Sociais que utilizaram a prática teatral como ferramenta pedagógica. A partir desse caso, percorreu um debate sobre uma outra relação com as práticas pedagógicas sob a crítica da pedagogia como ciência que quantifica a aprendizagem através dos seus métodos avaliativos e, desenvolveu uma relação entre a experiência da prática teatral com o conceito de educação menor, de Silvio Gallo. Junto a isso, destacou a necessidade de introduzir diferentes linguagens e experiências nos processos educativos, a partir das contribuições de Paulo Freire e E. P. Thompson, reconhecendo que as diferenças nos tratamentos de ensino, não é apenas um problema pedagógico. Assim, apostou no teatro-didático, de Bertolt Brecht a qualidade de introduzir alternativas que dialoguem com os conteúdos das Ciências Sociais unindo as esferas do sensível e do racional. E ressaltou, a partir da experiência teatral a importância da visibilidade de práticas pedagógicas alternativas que dialoguem com as reais necessidades e desejos daqueles que são afetados diretamente nas relações de ensino, as/os estudantes. Grupo focal foi a metodologia adotada para realizar as entrevistas, acompanhar as narrativas e os resultados. |
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