O teatro como experiência: um estudo sobre teatro como prática pedagógica, a partir do caso do Curso de Ciências Sociais/UFSC

DSpace Repository

A- A A+

O teatro como experiência: um estudo sobre teatro como prática pedagógica, a partir do caso do Curso de Ciências Sociais/UFSC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Müller, Ricardo Gaspar
dc.contributor.author Hoffmann, Gabriela
dc.date.accessioned 2017-08-24T18:49:34Z
dc.date.available 2017-08-24T18:49:34Z
dc.date.issued 2017-08-24
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178637
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa buscou discutir o exemplo empírico da experiência de estudantes no Curso de Ciências Sociais que utilizaram a prática teatral como ferramenta pedagógica. A partir desse caso, percorreu um debate sobre uma outra relação com as práticas pedagógicas sob a crítica da pedagogia como ciência que quantifica a aprendizagem através dos seus métodos avaliativos e, desenvolveu uma relação entre a experiência da prática teatral com o conceito de educação menor, de Silvio Gallo. Junto a isso, destacou a necessidade de introduzir diferentes linguagens e experiências nos processos educativos, a partir das contribuições de Paulo Freire e E. P. Thompson, reconhecendo que as diferenças nos tratamentos de ensino, não é apenas um problema pedagógico. Assim, apostou no teatro-didático, de Bertolt Brecht a qualidade de introduzir alternativas que dialoguem com os conteúdos das Ciências Sociais unindo as esferas do sensível e do racional. E ressaltou, a partir da experiência teatral a importância da visibilidade de práticas pedagógicas alternativas que dialoguem com as reais necessidades e desejos daqueles que são afetados diretamente nas relações de ensino, as/os estudantes. Grupo focal foi a metodologia adotada para realizar as entrevistas, acompanhar as narrativas e os resultados. pt_BR
dc.format.extent 150 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Experiência. pt_BR
dc.subject Educação. pt_BR
dc.subject Educação menor. pt_BR
dc.subject Teatro-didático. pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas. pt_BR
dc.title O teatro como experiência: um estudo sobre teatro como prática pedagógica, a partir do caso do Curso de Ciências Sociais/UFSC pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
T.C.L Gabriela.pdf 2.209Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar