A construção de vídeos para o ensino de Física: resolução de problemas com base na modelização

DSpace Repository

A- A A+

A construção de vídeos para o ensino de Física: resolução de problemas com base na modelização

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Henrique César da
dc.contributor.author Batista, Flaverson Messias
dc.date.accessioned 2017-08-11T20:21:03Z
dc.date.available 2017-08-11T20:21:03Z
dc.date.issued 2017-08-11
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178255
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Esse trabalho se propôs a realizar a construção de três vídeos para estudantes de física do ensino médio, que abordam a travessia de pedestres em rodovias. O primeiro fez um levantamento de variáveis gerais que influenciam nessa travessia, e apresenta um recorte elencando algumas variáveis físicas. O segundo vídeo apresenta o uso de um simulador para fazer uma análise gráfica da cinemática envolvida no problema da travessia de um pedestre, utilizando hipóteses para mesma. E o terceiro vídeo fez uma análise mecânica se utilizando da álgebra sobre essa travessia, buscando então, através de argumentos físicos, conscientizar os alunos para a utilização de passarelas. Esse trabalho foi feito para se contrapor à prática de resolução de exercícios já modelizados com pouco significado para os alunos e distante da realidade vivenciada. Ele se baseou nas reflexões de Gil-Pérez et. al (1992) sobre resolução de problemas e na utilização da matemática pelo seu caráter estruturante do pensamento, segundo Pietrocola (2002). Eles foram disponibilizados em uma plataforma de distribuição digital de vídeos (You Tube), que os alunos têm acesso e já estão acostumados a utilizar. Apresenta-se, com base nessa fundamentação teórica, a produção dos roteiros e detalhes sobre a produção dos vídeos, e sugestões de utilização em aulas de Física do Ensino Médio. Palavras – Chaves: Vídeos; Cinemática; Resolução de Problemas. pt_BR
dc.description.abstract ABSTRACT This work has proposed the construction of three videos for high school physics students, which approach pedestrian crossings on highways. The first one made a survey of general variables that influence this crossing, and presents a clipping listing some physical variables. The second video presents the use of a simulator to make a graphical analysis of the kinematics involved in the problem of crossing a pedestrian, using hypotheses for it. And the third video made a mechanical analysis if using algebra on this crossing, seeking then, through physical arguments, to make students aware of the use of walkways. This work was done to counteract the practice of solving exercises already modeled with little meaning for the students and distant from the reality experienced. He relied on the reflections of Gil-Pérez et. al. (1992) on problem solving and the use of mathematics for its structuring character of thought, according to Pietrocola (2002). They were made available on a digital video distribution platform (You Tube), which students have access to and are already accustomed to using. Based on this theoretical basis, the production of the scripts and details on the production of the videos, and suggestions of use in classes of Physics of the Secondary School are presented. Keywords: Videos; Kinematics; Problems resolution pt_BR
dc.format.extent 35 p. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Física pt_BR
dc.subject Vídeos pt_BR
dc.subject Cinemática pt_BR
dc.subject Resolução de Problemas pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.title A construção de vídeos para o ensino de Física: resolução de problemas com base na modelização pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
tcc versão Final 11.08.pdf 1.152Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar