Estágio de Tutoria e Prática Docente na Escola Estadual Joaquim Santiago em São José - SC

DSpace Repository

A- A A+

Estágio de Tutoria e Prática Docente na Escola Estadual Joaquim Santiago em São José - SC

Show simple item record

dc.contributor.author Teixeira-Désor, Flávia Jaqueline
dc.date.accessioned 2017-07-20T20:36:15Z
dc.date.available 2017-07-20T20:36:15Z
dc.date.issued 2014-12-10
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177669
dc.description Relatório de Estágio (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Alemão. O estágio foi realizado com o 7º ano do ensino fundamental na Escola de Educação Básica Professor Joaquim Santiago. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é apresentar o Relatório Final que serve como requisito parcial para obtenção do grau de licenciado em Letras e Literatura Alemã. Falaremos aqui dos elementos responsáveis pela manutenção do ensino de língua alemã no bairro Colônia Santana e da aplicação de diferentes métodos de ensino nas aulas de língua alemã, realizadas na Escola Estadual Joaquim Santiago, localizada no Bairro Colônia Santana, no Município de São José-S.C. Para melhor conhecer o ambiente escolar, foi desenvolvido e aplicado na serie 7.1, um questionário que continha 12 perguntas com repostas abertas e de múltipla escolha sobre o uso da linguagem, os fatores de retenção ou perda da língua de imigração, a atitude com a linguagem e ensino/aprendizagem da língua e aspectos históricos. As observações feitas em sala de aula colaboraram para a identificação das abordagens de ensino utilizadas pelo professor de língua estrangeira (LE). Notou-se que mescla de algumas abordagens/métodos de ensino são muito importante na prática do ensino de língua estrangeira e que as mesmas proporcionam ao aluno autonomia para pensar e também ajudam na construção do conhecimento a partir do cotidiano do aluno. O estágio de tutoria e a prática docente foi uma ótima oportunidade de conhecer e participar ativamente do ensino/aprendizagem da língua alemã como LE. Percebemos que essa integração escola-universidade faz a diferença não só para nos alunos/estagiários, mas também para o professor tutor que, ao nos receber na sua sala de aula, é contagiado por uma nova onda de renovação. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject MEN7049 pt_BR
dc.subject Relatório do Estágio da Licenciatura em Letras Alemão pt_BR
dc.subject E.E.B. Professor Joaquim Santiago pt_BR
dc.subject 7º ano do ensino fundamental pt_BR
dc.title Estágio de Tutoria e Prática Docente na Escola Estadual Joaquim Santiago em São José - SC pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
aviso_repositorio.pdf 9.910Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar