Design de animação: reaproveitamento de capturas de movimentos para séries de animação

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Design de animação: reaproveitamento de capturas de movimentos para séries de animação

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vieira, Milton Luiz Horn
dc.contributor.author Greve, Gabriel dos Santos
dc.date.accessioned 2017-07-08T23:00:13Z
dc.date.available 2017-07-08T23:00:13Z
dc.date.issued 2017-06-22
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177168
dc.description PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design. pt_BR
dc.description.abstract A animação digital vem se aperfeiçoando rapidamente ao longo dos últimos anos, sendo ela definida como criação de imagens em movimento a partir de recursos da computação gráfica, com diversas aplicações, desde jogos, filmes a simuladores de ambientes virtuais. Na animação digital, como alternativa para maior ganho de produtividade, e melhor síntese da movimentação humana, empregou-se a técnica de Captura de Movimentos, MoCap. A captura de movimento é a principal técnica usada quando se procura a animação de personagens humanos. Essa tecnologia retrata com maior precisão a movimentação do ator, porém seu acesso ainda é limitado, tornando inviável sua utilização constante para projetos de animação. Um projeto de série animada, que apresenta episódios variados, necessitando de velocidade de produção, pode precisar gravar capturas, não sendo possível, por vezes, gravar para todos os episódios, assim sendo necessário utilizar estudo de técnicas de edição e reaproveitamento dos movimentos para adaptação dessas capturas transformando-as em cenas inéditas que ao final concluam um novo episódio. Explorando essa situação, são apresentadas ferramentas que auxiliem na modificação dos dados gerados, e partindo da organização de fragmentos de ações anteriormente capturadas, concluir de forma rápida e eficaz os objetivos de uma série de animação. pt_BR
dc.description.abstract Digital animation has been rapidly improving over the last few years, defined as the creation of moving images from computer graphics resources, with applications ranging from games, movies to simulators of virtual environments. In digital animation, as an alternative to greater productivity gain, and better synthesis of human movement, the technique of Capture of Movements, MoCap was used. Motion capture is the main technique used when looking for the animation of human characters. This technology more accurately portrays the actor's movement, but his access is still limited, making his constant use unviable for animation projects. An animated series project, which presents varied episodes, requiring production speed, may need to record captures, sometimes not being able to record for all episodes, so it is necessary to use study of editing techniques and reuse of movements for adaptation Of these captures, transforming them into unpublished scenes that in the end conclude a new episode. Exploring this situation, we present tools that help in modifying the generated data, and starting from the organization of fragments of actions previously captured, to quickly and efficiently complete the objectives of a series of animation. pt_BR
dc.format.extent 50 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Animação pt_BR
dc.subject Captura de Movimentos pt_BR
dc.subject Computação Gráfica pt_BR
dc.title Design de animação: reaproveitamento de capturas de movimentos para séries de animação pt_BR
dc.type Animation pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
PCC_Gabriel Greve.pdf 1.922Mb PDF Visualizar/Abrir Relatório de Projeto
Animacao.mp4 67.70Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir Animação

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