Tipografia e alfabetização: criação e avaliação de uma fonte de texto para crianças

DSpace Repository

A- A A+

Tipografia e alfabetização: criação e avaliação de uma fonte de texto para crianças

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Meürer, Mary Vonni
dc.contributor.author Conto, Rafaela Fonseca de
dc.date.accessioned 2017-07-08T19:19:32Z
dc.date.available 2017-07-08T19:19:32Z
dc.date.issued 2017-06-21
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177144
dc.description PCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Design. pt_BR
dc.description.abstract Este projeto detalha o processo de criação de uma fonte tipográfica gratuita de uso educacional, voltada a crianças na faixa dos 6 a 7 anos, alunas das classes iniciais do Ensino Fundamental. Parte-se de estudos sobre o processo de alfabetização e aprendizado da caligrafia no Brasil, seguindo-se dos estudos de legibilidade que têm como foco o jovem leitor ou seu educador. A partir de então, é implementada a metodologia de Matté (2008) em conjunto com etapas da Adobe (1995) e Buggy (2007), para criação e aprimoramento da fonte em si. Esta inclui ainda a aplicação de um teste de legibilidade para avaliação do desenho desenvolvido, baseado nos estudos de Rumjanek (2009), e realizado em conjunto com o Colégio de Aplicação da UFSC. A análise dos resultados apresentou bom desempenho da fonte desenvolvida, nomeada Adoleta, assim como dados acerca do uso de diferentes fontes no universo da alfabetização e a influência dos estilos trabalhados em sala de aula. pt_BR
dc.description.abstract This project details the process of designing a free educational typeface targeted at children aged 6 to 7, composed of students going through their literacy phase. It starts with studies on the process of literacy and calligraphic learning in Brazil, followed by legibility researches focused on young readers and their educators. From then on, Matté’s (2008) methodology, along with steps by Adobe (1995) and Buggy (2007), is used as a guide for the creation and improvement of the typeface. The project also includes a legibility test to evaluate the typographic alternative designed – based on the one applied by Rumjanek (2009) – and carried out in partnership with Colégio de Aplicação UFSC. The analysis of the results presented a good performance of the typeface created for the project, named Adoleta, as well as data about the use of different typefaces in the universe of literacy and the influence of their styles whilst in the environment of a classroom. pt_BR
dc.format.extent 140 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.title Tipografia e alfabetização: criação e avaliação de uma fonte de texto para crianças pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
PCC_Tipografia_ ... ao_Rafaela_de_Conto_BU.pdf 9.162Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar