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Cada vez mais caracterizado como um esporte de rendimento, o judô a partir do processo de esportivização, vem sofrendo com a perda de seu sentido filosófico. É possível perceber que a busca em obter resultados significativos virou o foco dos treinamentos (PINTO, 2009). Por esse motivo, este estudo tem como objetivo identificar o nível de conhecimento acerca das máximas e princípios do judô e associar a aplicação dos mesmos nos treinos e no cotidiano do Clube Universitário de Judô da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A pesquisa foi realizada com 15 praticantes de judô do citado clube, sendo 3 praticantes do gênero feminino e 12 do masculino, com idade entre 15 e 44 anos. Como instrumento de coleta foi utilizado um questionário contendo 29 questões abertas e fechadas. Essa pesquisa sugere que muitos dos praticantes têm pouco domínio sobre as máximas, princípios e até mesmo sobre o contexto histórico em que o judô foi idealizado, o que os limitavam de utilizar esses princípios, apesar dos mesmos afirmarem que o faziam. Referente às contribuições da prática do judô no cotidiano, percebeu-se que as contribuições citadas poderiam derivar da prática de qualquer modalidade esportiva. Pelo pouco conhecimento identificado não foi possível observar se os mesmos utilizam o judô como uma filosofia de vida. |
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