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Os terminais urbanos são importantes pois constituem uma infraestrutura fundamental para o sistema de transportes da cidade, e é através dos terminais que se pode concentrar e organizar os modos de transporte. Os terminais constituem um equipamento urbano essencial para as transferências entre modais de maneira segura e eficiente, sendo assim, este trabalho tem o terminal urbano como foco principal de análise. O objetivo principal deste estudo é analisar o projeto do Terminal Universitário (TU) da cidade de Joinville utilizando as diretrizes do Manual de Implantação de Terminais Rodoviários de Passageiros (MITERP), focado na escala interurbana e regional, a fim de verificar se tais diretrizes são adequadas quando se trata do dimensionamento na escala urbana. Tem como objetivos específicos, o apontamento das características do terminal estudado verificando se atendem ou não as diretrizes do MITERP, e verificar as características do contexto estudado que não são contempladas no MITERP. Para atingir esses objetivos, a metodologia utilizada é a análise comparativa e os dados foram obtidos através do setor de planejamento da cidade de Joinville e pelas empresas que operam o transporte local. Através da estrutura proposta neste trabalho, foi possível verificar que o projeto do terminal urbano analisado está subdimensionado de acordo com as diretrizes traçadas pelo MITERP. Além disso, verificou-se que o MITERP não considera as questões de acessibilidade e intermodalidade que são imprescindíveis para um terminal urbano. |
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