Contribuições do estágio supervisionado no Sistema Único de Saúde para a formação do profissional de Educação Física

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Contribuições do estágio supervisionado no Sistema Único de Saúde para a formação do profissional de Educação Física

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Rech, Cassiano Ricardo
dc.contributor.author Silva, Patricia Odete da
dc.date.accessioned 2017-07-06T12:26:31Z
dc.date.available 2017-07-06T12:26:31Z
dc.date.issued 2017-07-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177051
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física - Bacharelado. pt_BR
dc.description.abstract A elevada prevalência de doenças crônicas não transmissíveis destacou os benefícios da atividade física na prevenção dessas doenças e sua importância na promoção da saúde. Esse panorama tem justificado a ampliação do campo de atuação do profissional de Educação Física (PEF) para a Saúde Pública no Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, sua formação tem sido debatida por se mostrar insuficiente na aproximação do ensino com a realidade desse contexto. O Estágio Supervisionado (ES) realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do SUS pode facilitar essa aproximação. Assim, esse estudo teve como objetivo analisar as contribuições do ES nas UBS do SUS para a formação do PEF. Caracterizado como estudo qualitativo exploratório, do tipo estudo de caso, esta pesquisa utilizou-se do método de entrevista semiestruturada. O roteiro para a aplicação das entrevistas foi composto por questões de informações gerais sobre os participantes para sua caracterização como sexo, idade, entre outros, e por questões direcionadas aos objetivos específicos do estudo sobre conceito de saúde, papel do PEF e disciplinas e/ou conteúdos importantes para a atuação desse profissional no SUS, na percepção dos participantes. As entrevistas foram realizadas antes e após o estágio. Foram gravadas em áudio, transcritas na íntegra e analisadas por meio de técnica de análise de conteúdo. Fizeram parte do estudo 14 estudantes do curso de bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, com idade entre 20 e 29 anos (oito homens e seis mulheres), que realizaram ES em Atividade Física e Saúde no segundo semestre de 2016. Após o ES a percepção dos estudantes sobre o conceito de saúde não modificou. Porém, com relação ao papel do PEF no SUS, os participantes perceberam outras atividades desenvolvidas pelos PEF inseridos nas UBS, na perspectiva das práticas de saúde em geral como, por exemplo, o trabalho interdisciplinar e em equipe. Quanto às disciplinas e/ou conteúdos importantes para a atuação do PEF no SUS, foram apontados pelos estudantes o envelhecimento, a atividade física para grupos especiais e as políticas de saúde pública. Esses resultados mostraram que o estágio supervisionado no SUS, apesar de não ter sido suficiente para modificar o conceito de saúde, teve grande relevância ao ampliar a visão dos estagiários para a realidade do trabalho do PEF no SUS, contribuindo para o seu entendimento sobre a atuação profissional e importância de sua inserção neste cenário. pt_BR
dc.format.extent 53f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Saúde Pública pt_BR
dc.subject Sistema Único de Saúde pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.title Contribuições do estágio supervisionado no Sistema Único de Saúde para a formação do profissional de Educação Física pt_BR
dc.contributor.advisor-co Meneghini, Vandrize


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