Plano de negócios para a abertura de uma papelaria em Florianópolis

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Plano de negócios para a abertura de uma papelaria em Florianópolis

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Melo, Pedro Antônio de
dc.contributor.author Pastre, Gabriela
dc.date.accessioned 2017-07-05T14:01:10Z
dc.date.available 2017-07-05T14:01:10Z
dc.date.issued 2017-06-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176980
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. pt_BR
dc.description.abstract Este plano de negócios foi desenvolvido com o objetivo de verificar a viabilidade financeira da abertura de uma papelaria na cidade de Florianópolis. O presente trabalho se inicia com dados do setor, apresentando a oportunidade no mercado. A partir disso são apresentados os objetivos geral e específicos. Uma revisão teórica sobre os tópicos abordados no plano de negócios e a metodologia do trabalho também são apresentadas. Depois das seções teóricas é iniciada a apresentação do plano de negócios em si, iniciando com o sumário executivo; em seguida são apresentados os componentes da análise de mercado, ou seja, a análise de clientes, concorrentes, fornecedores e a análise SWOT. O plano de marketing é a próxima seção, composta da descrição dos produtos, preços, estratégias de promoção e divulgação entre outros. Em seguida é apresentado o plano operacional, com o layout da loja, a capacidade comercial, os processos operacionais do dia a dia da empresa e a necessidade de pessoal. Por fim o plano financeiro com os principais indicadores de viabilidade do negócio. Após todas as análises, constatou-se a viabilidade da abertura da papelaria em Florianópolis. pt_BR
dc.description.abstract This business plan was developed with the objective of verifying the financial viability of opening a stationery shop in the city of Florianópolis. The present work begins with data from the sector, presenting the opportunity in the market. From this, the general objectives and the specific objectives are presented. A theoretical review on the topics covered in the business plan and the methodology of the work are also presented. After the theoretical sessions begins the presentation of the business plan itself, starting with the executive summary, then the components of the market analysis (the analysis of customers, competitors, suppliers and the SWOT analysis) are presented. The marketing plan is the next session, composed of the description of products, prices, strategies of promotion among others. Next, the operational plan is presented, with the layout of the store, the commercial capacity, the day-to-day operational processes of the company and the need of human resources. Finally, the financial plan with the main indicators of business viability. After all the analyzes, it was verified the feasibility of opening the stationery store in Florianópolis. pt_BR
dc.format.extent 88 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Plano de negócios pt_BR
dc.subject Pesquisa de mercado pt_BR
dc.subject Estudo de viabilidade pt_BR
dc.subject Papelaria pt_BR
dc.subject Business plan pt_BR
dc.subject Market research pt_BR
dc.subject Viability study pt_BR
dc.subject Stationery store pt_BR
dc.title Plano de negócios para a abertura de uma papelaria em Florianópolis pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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