Otimização da escala de operadores de equipamentos em terminais portuários: Aplicação ao Porto Itapoá

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Otimização da escala de operadores de equipamentos em terminais portuários: Aplicação ao Porto Itapoá

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Isler, Cassiano Augusto
dc.contributor.author Gilgen, Jeferson Kalckmann
dc.date.accessioned 2017-07-04T15:46:55Z
dc.date.available 2017-07-04T15:46:55Z
dc.date.issued 2017-06-14
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176938
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística. pt_BR
dc.description.abstract As operações portuárias demandam alocar colaboradores em diferentes tipos de equipamentos. O Porto Itapoá em Santa Catarina possui cinco tipos de equipamentos (TT, RTG, RS, EV e PT) que exigem a alocação de recursos humanos para operação em quatro equipes com turnos de 12 horas. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é estabelecer a escala desses operadores de equipamentos para minimizar as despesas com a contratação de recursos humanos. Um modelo matemático de programação linear inteira foi desenvolvido para identificação do número mínimo de operadores necessários e a escala de horários das equipes de trabalho. Esse modelo foi aplicado a conjuntos de dados como instâncias de teste de pequeno porte para análise do desempenho e verificação da sua eficácia na resolução do problema proposto e, posteriormente, foi aplicado em instâncias reais das quais foi possível diminuir em até 3 operadores contratados a equipe de trabalho e gerar uma economia projetada de aproximadamente R$ 1,67 milhão anuais em um cenário de projeção de expansão das operações portuárias. pt_BR
dc.description.abstract Allocating workforce in different types of equipments is part of the port operations. The Port Itapoa in Santa Catarina has five types of equipments (TT,RTG, RS, EV e PT) that need to be driven by skilled people separated in four teams during 12 hours operation. Along with that, the objective of this paper is establish a workforce scheduling to minimize the cost with hiring people. An integer linear programming model was developed to identify the least number of necessary operators and the team’ schedule on job. Therefore, this model was first applied in a testing small array of data to analise and verify the efficiency of the problem resolution, secondly, it was applied in a real scenario in which it was able to reduce 3 operators in one team and save approximately R$1,67 million yearly on a scenario of expasion of the port operation. pt_BR
dc.format.extent 70 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Joinville, SC pt_BR
dc.subject port pt_BR
dc.subject scheduling pt_BR
dc.subject integer linear programming pt_BR
dc.subject workforce pt_BR
dc.subject operational research pt_BR
dc.title Otimização da escala de operadores de equipamentos em terminais portuários: Aplicação ao Porto Itapoá pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Silva, Vanina Macowski Durski


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