Domesticando corpos, construindo médicos: das relações de gênero a uma sociologia da profissão

DSpace Repository

A- A A+

Domesticando corpos, construindo médicos: das relações de gênero a uma sociologia da profissão

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Grisotti, Marcia pt_BR
dc.contributor.author Pires, Rodrigo Otávio Moretti pt_BR
dc.date.accessioned 2017-06-27T04:22:19Z
dc.date.available 2017-06-27T04:22:19Z
dc.date.issued 2017 pt_BR
dc.identifier.other 345868 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176795
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A Medicina, mais do que um campo do saber em saúde, é a corporação profissional de maior prestigio social na sociedade brasileira contemporânea, observada sua ampla concorrência vestibular quando comparada com a de qualquer outra carreira. Tanto na conceituação de Eliot Freidson como de Michel Foucault, a partir do advento da Modernidade e de Epistemé Moderna é que esse ramo profissional conquistou legitimidade social e passou a estar em uma posição central para entender os mecanismos pelos quais o biopoder opera na Sociedade. As relações de gênero permeiam o mundo interno da profissão médica, sendo o objetivo do presente trabalho investigar as relações de gênero em termos de como o estatuto da Medicina constrói os futuros médicos, desenhando certa uma sociologia da profissão médica. Foram conduzidos três grupos focais com estudantes de um Curso de Medicina público. As categorias encontradas apontam que o curso de Medicina apresenta um currículo oculto que opera na lógica dos excessos, com um ideário médico conservador, masculinista e heteronormativo. Há constante prejuízo e práticas de submissão das mulheres no curso, tanto em termos das relações internas as disciplinas, como entre as estudantes e os estudantes. A violência contra a mulher é operada explícita e implicitamente. Pessoas LGBT são invisibilizadas, tanto em termos curriculares como em termos das relações sociais, em um processo de vigilância excessiva e constante dos estudantes para a adequação a um modelo que privilegia o homem heterossexual e os demais são abjetos.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Medicine is more than a field of health knowledge. Medicine is the most prestigious social corporation in contemporary Brazilian society. It has the greatest competition when compared to any other career in the college entrance examination. Eliot Freidson and Michel Foucault conceptualize this profession has gained social legitimacy from the advent of Modernity and Epistemé Moderna. The purpose is to investigate how gender relations appear in medical students drawing certain sociology of the medical profession. Three focus groups were conducted with students from a Public Medicine Course. The categories constructed indicate that the medical course presents a hidden curriculum that operates in the logic of excess, with a conservative, masculinistic and heteronormative medical ideology. There is constant prejudice and submission practices of women in the course. Violence against women is operated explicitly and implicitly. LGBT people are invisible both in terms of curriculum and in terms of social relations in a process of excessive and constant surveillance of students to fit a model that privileges the heterosexual man and the others are abject. en
dc.format.extent 185 p.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Sociologia política pt_BR
dc.subject.classification Estudantes de medicina pt_BR
dc.subject.classification Relações de gênero pt_BR
dc.subject.classification Socialização profissional pt_BR
dc.title Domesticando corpos, construindo médicos: das relações de gênero a uma sociologia da profissão pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
345868.pdf 3.568Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar