As origens da tradição republicana

DSpace Repository

A- A A+

As origens da tradição republicana

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Losso, Tiago Bahia pt_BR
dc.contributor.author Laureano, Roger Gustavo Manenti pt_BR
dc.date.accessioned 2017-06-27T04:20:50Z
dc.date.available 2017-06-27T04:20:50Z
dc.date.issued 2017 pt_BR
dc.identifier.other 345855 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176778
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa tem por objetivo investigar a hipótese de Philip Pettit de que em toda a tradição republicana se fazem presentes três conceitos fundamentais: a liberdade como não-dominação, a constituição mista e a cidadania contestatória. A investigação não tem como objeto a tradição como um todo, mas um momento específico: sua gênese. Para tanto, analisamos o pensamento político romano buscando compreender os teóricos do passado em seus próprios termos, mas focalizando nos conceitos primordiais apontados por Pettit, demonstrando, sob cada tópico, o elo de crenças entre Roma e o humanismo cívico. A partir da definição apresentada do conceito de tradição, baseada principalmente em Mark Bevir e J. G. A Pocock, o elo se faz necessário pois apenas na relação de transmissão de ideias, na qual um agente exerce influência formativa em outro ? e assim sucessivamente ao longo dos anos -, uma tradição começa, de fato, a se formalizar. A pesquisa indica uma coerência de Philip Pettit quanto aos significados dos conceitos propostos na historia das ideias, mas que não há nenhuma razão clara capaz de afirmar que, para os romanos, estes três conceitos possuíssem uma posição hierarquicamente superior a toda uma rede de crenças que se fazia presente na gênese da tradição.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The research aims to investigate Philip Pettit's hypothesis that the whole republican tradition presents three fundamental concepts: freedom as non-domination, mixed constitution and contestatory citizenship. The research does not have as object the tradition as a whole, but a specific moment: its genesis. In order to do so, we analyze Roman political thought seeking to understand the theorists of the past in its own terms, but focusing on the primordial concepts pointed out by Pettit, demonstrating, under each topic, the link of beliefs between Rome and civic humanism. From the definition presented in the concept of tradition, based mainly on Mark Bevir and J. G. A. Pocock, the link becomes necessary because only under a relation of transmission of ideas, in which one agent exerts formative influence in another - and so on over the years -, a tradition begins, in fact, to formalize itself. The research indicates a coherence of Philip Pettit regarding the meanings of the proposed concepts in the history of ideas, but that there is no clear reason to affirm that for the Romans these three concepts had a hierarchically superior position to a whole network of beliefs that was present in the genesis of tradition. en
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Sociologia política pt_BR
dc.subject.classification Tradição pt_BR
dc.subject.classification Ciência política pt_BR
dc.title As origens da tradição republicana pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
345855.pdf 1.075Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar