A autonomia relativa do assistente social na política de assistência estudantil da Universidade Federal de Santa Catarina

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A autonomia relativa do assistente social na política de assistência estudantil da Universidade Federal de Santa Catarina

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pfeifer, Mariana pt_BR
dc.contributor.author Oliveira, Lilian Mann dos Santos de pt_BR
dc.date.accessioned 2017-06-27T04:17:06Z
dc.date.available 2017-06-27T04:17:06Z
dc.date.issued 2017 pt_BR
dc.identifier.other 345980 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176738
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), analisa a questão da autonomia relativa do assistente social na Política de Assistência Estudantil da UFSC. A escolha do tema de pesquisa foi motivada pela atuação profissional durante três anos na Coordenadoria de Assistência Estudantil (CoAEs) onde se verificou, no exercício do trabalho profissional, que muitos fatores interferem na autonomia do assistente social neste espaço da assistência estudantil, de forma a ampliar ou limitar suas margens de atuação. Uma aproximação maior com o tema também ocorreu em virtude dos debates sobre a autonomia profissional do assistente social realizados durante o semestre 2015.1 e 2015.2, no Grupo de Estudos de Autonomia Relativa, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social (GEPSS). O objetivo principal deste trabalho é identificar e analisar os elementos presentes na intervenção profissional do assistente social na CoAEs que ampliam e restringem suas margens de autonomia relativa. A relevância da pesquisa justifica-se em virtude deste assunto trazer para a discussão elementos que emergem e interferem na prática diária do assistente social na CoAEs além de revelar-se um debate ainda bastante atual ao exercício profissional. Ademais, a bibliografia sobre o tema não é vasta principalmente, porque ainda não se encontrou estudos que correlacionem a autonomia relativa do assistente social com o espaço de atuação na Política de Assistência Estudantil. Por fim, pretende-se que as conclusões e achados deste estudo possam promover reflexões e projetar ações tanto no campo profissional individual, como no conjunto da categoria. pt_BR
dc.format.extent 257 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Serviço social pt_BR
dc.subject.classification Autonomia pessoal pt_BR
dc.subject.classification Assistentes sociais pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Estudantes pt_BR
dc.subject.classification Programas de assistência pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.title A autonomia relativa do assistente social na política de assistência estudantil da Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Paiva, Beatriz Augusto de pt_BR


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