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A avaliação da idade da fonte em casos de contaminações ambientais é relevante em função de questões forenses e, neste escopo, o uso da modelagem matemática pode ser de grande valia, principalmente se for considerada a influência do etanol no transporte e transformação dos compostos orgânicos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência do etanol na estimativa da idade da fonte em áreas impactadas por combustíveis derivados do petróleo, utilizando o modelo matemático SCBR, para um estudo de caso na área de Petróleo e Gás. As características hidrogeológicas da área de estudo serviram de base para a simulação do fluxo subterrâneo e o comprimento da pluma do benzeno, baseado em dados de campo, foi utilizado como critério para comparação com as plumas simuladas para cenários com e sem etanol. Para os cenários sem a presença de etanol foram simulados o Diesel e a Gasolina Pura, cujo volume de fonte para ambos foi de 10m3, com coeficiente de biodegradação para o benzeno de 0,81 a-1. Para os cenários com etanol, foram simulados os combustíveis Gasolina Brasileira (GB), Gasolina Pura (GP) e Diesel (D), sendo que para os combustíveis Diesel (D+E) e Gasolina Pura (GP +E), foi simulada também uma fonte de 10 m3 de etanol juntamente com o volume de 10 m3 do combustível fóssil, mantendo-se o mesmo coeficiente de biodegradação para o benzeno e utilizando-se a meia-vida de 1 ano para o etanol para os três cenários (GB, GP+E, D+E). Somente para os cenários com a presença de etanol (GB, GP+E, D+E) foi possível atingir o comprimento de pluma estimado em campo aos 16 anos após o derramamento. As concentrações de benzeno para a Gasolina Brasileira atingiram os valores quantificados para a solubilidade do composto com a influência do efeito cossolvência. Para os combustíveis D+E e GP+E, ainda que o comprimento de pluma do benzeno, com a presença de etanol, tenha sido equivalente ao comprimento de pluma do benzeno simulado no combustível GB, não foi possível identificar concentrações simuladas de benzeno que identificassem o efeito cossolvência. O modelo SCBR se mostrou apto para simular a influência do etanol na estimativa de fontes com combustíveis fósseis, recomendando-se a verificação no modelo numérico da forma de implementação da influência do etanol para os combustíveis como o Diesel e a Gasolina Pura. |
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