Modelagem de dispersão das emissões veiculares de NO2 e CO no entorno da Avenida Beira Mar Norte em Florianópolis/SC

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Modelagem de dispersão das emissões veiculares de NO2 e CO no entorno da Avenida Beira Mar Norte em Florianópolis/SC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Hoinaski, Leonardo
dc.contributor.author Maes, Andy de Sousa
dc.date.accessioned 2017-06-01T18:02:05Z
dc.date.available 2017-06-01T18:02:05Z
dc.date.issued 2017-06-01
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176150
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Sanitária e Ambiental. pt_BR
dc.description.abstract A poluição atmosférica é uma grande preocupação em todo o mundo, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. Em grandes centros urbanos, parte significativa da poluição do ar é atribuída às emissões veiculares. O maior representante de emissões de veículos leves é o monóxido de carbono (CO); e dos pesados, os óxidos de nitrogênio (NOx). Face a iminente necessidade de avaliar impactos de fontes de poluição na qualidade do ar, este trabalho objetiva simular concentrações de CO e NO2 devido as emissões veiculares na Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis/SC. Para tanto, o modelo de dispersão AERMOD foi utilizado para prever os níveis dos poluentes no entorno da rodovia. Duas tipologias de fonte foram adotadas para descrever as emissões veiculares: pontuais e área. A ambrangência e incidência de casos que excedem os padrões de qualidade do ar definidos na legislação brasileira CONAMA 003/1990 foram investigados. As fontes pontuais obtiveram concentração máxima horária de NO2 igual a 670,9 μg/m, excederam o padrão primário de qualidade do ar 1519 vezes, em uma área igual a 11,99 hectares (ha); e o padrão secundário, 4152 vezes, em 45,18 ha. As fontes área apresentaram concentração máxima horária igual a 875,7 μg/m³, excederam ao padrão primário 3386 vezes abrangendo 88,04 ha; e o secundário teve 9074 ocorrências de não conformidade, em uma área igual a 303,86 ha. Em contrapartida, os padrões para o CO não ultrapassaram o limite estabelecido pela legislação brasileira, alcançando concentrações máximas horárias de 3.528,68 e 4.608,85 μg/m³, nas configurações pontual e área, respectivamente. As concentrações de NO2 simuladas excederam consideravelmente os padrões de qualidade do ar brasileiros devido as emissões veiculares. Diante desse cenário, a elaboração de um inventário de fontes de poluição atmosférica em Florianópolis é desejável. Consequentemente, uma avaliação de impacto na qualidade do a partir da combinação das diferentes fontes poderia ser conduzida, onde medidas de controle para prevenção e mitigação poderiam ser adotadas. pt_BR
dc.format.extent 96 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.subject Emissões veiculares pt_BR
dc.subject Qualidade do ar pt_BR
dc.subject Modelagem de dispersão atmosférica pt_BR
dc.subject AERMOD pt_BR
dc.title Modelagem de dispersão das emissões veiculares de NO2 e CO no entorno da Avenida Beira Mar Norte em Florianópolis/SC pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Lisboa, Henrique de Melo


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