dc.description.abstract |
A poluição atmosférica é uma grande preocupação em todo o mundo, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. Em grandes centros urbanos, parte significativa da poluição do ar é atribuída às emissões veiculares. O maior representante de emissões de veículos leves é o monóxido de carbono (CO); e dos pesados, os óxidos de nitrogênio (NOx). Face a iminente necessidade de avaliar impactos de fontes de poluição na qualidade do ar, este trabalho objetiva simular concentrações de CO e NO2 devido as emissões veiculares na Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis/SC. Para tanto, o modelo de dispersão AERMOD foi utilizado para prever os níveis dos poluentes no entorno da rodovia. Duas tipologias de fonte foram adotadas para descrever as emissões veiculares: pontuais e área. A ambrangência e incidência de casos que excedem os padrões de qualidade do ar definidos na legislação brasileira CONAMA 003/1990 foram investigados. As fontes pontuais obtiveram concentração máxima horária de NO2 igual a 670,9 μg/m, excederam o padrão primário de qualidade do ar 1519 vezes, em uma área igual a 11,99 hectares (ha); e o padrão secundário, 4152 vezes, em 45,18 ha. As fontes área apresentaram concentração máxima horária igual a 875,7 μg/m³, excederam ao padrão primário 3386 vezes abrangendo 88,04 ha; e o secundário teve 9074 ocorrências de não conformidade, em uma área igual a 303,86 ha. Em contrapartida, os padrões para o CO não ultrapassaram o limite estabelecido pela legislação brasileira, alcançando concentrações máximas horárias de 3.528,68 e 4.608,85 μg/m³, nas configurações pontual e área, respectivamente. As concentrações de NO2 simuladas excederam consideravelmente os padrões de qualidade do ar brasileiros devido as emissões veiculares. Diante desse cenário, a elaboração de um inventário de fontes de poluição atmosférica em Florianópolis é desejável. Consequentemente, uma avaliação de impacto na qualidade do a partir da combinação das diferentes fontes poderia ser conduzida, onde medidas de controle para prevenção e mitigação poderiam ser adotadas. |
pt_BR |