O "espírito" da modernidade na visão de Joseph Ratzinger-Bento XVI

DSpace Repository

A- A A+

O "espírito" da modernidade na visão de Joseph Ratzinger-Bento XVI

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Sell, Carlos Eduardo pt_BR
dc.contributor.author Assunção, Rudy Albino de pt_BR
dc.date.accessioned 2017-05-23T04:24:58Z
dc.date.available 2017-05-23T04:24:58Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 345439 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175917
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A relação entre catolicismo e modernidade sempre foi vista como de exclusão mútua. Essa orientação mudou no Concílio Vaticano II (1962-1965), que teria passado a vê-la não como uma categoria ideológica, mas como um fenômeno puramente histórico. No entanto, o que muitos autores têm defendido é que essa postura começou a ser descartada, particularmente a partir do pontificado de João Paulo II (1978-2005), que teria endossado um projeto substancialmente antimoderno. Mas o principal artífice dessa reviravolta teria sido o Cardeal alemão Joseph Ratzinger (1927-), que depois acabou sucedendo o papa polonês no governo da Igreja como Bento XVI, no qual ficou por quase oito anos.A questão de fundo então é a seguinte: a Igreja católica, sob Bento XVI e por influência direta do seu pensamento teológico, passou a apresentar um discurso antimoderno? As posturas teológicas e doutrinárias institucionais de Bento XVI legitimam um discurso hostil à modernidade? No intuito de lançar um olhar sociológico sobre a problemática, buscou-se analisá-la segundo uma sociologia do catolicismo estruturada a partir da obra do alemão Max Weber (1864-1920). O primeiro passo foi adentrar na hermenêutica de Ratzinger-Bento XVI do Vaticano II, para descobrir como foi por ele recebida a reforma conciliar no tocante à relação com o mundo moderno. Em seguida, a análise foi realizada em dois momentos: o primeiro, o diacrônico, no qual se buscou captar o discurso do autor em questão sobre a emergência da modernidade, contrastando-o com a análise weberiana do desencantamento do mundo e da secularização, sobretudo; o segundo, o sincrônico, deu-se pela análise da relação de tensão ou não entre as esferas tipicamente modernas (autônomas), a saber: a intelectual, política e econômica com o catolicismo de hoje. Qual o juízo do Papa teólogo sobre a relação do catolicismo com estas esferas? As respostas a tais perguntas virão da leitura paralela do corpus textual do teólogo Ratzinger e os documentos oficiais do papado de Bento XVI, vistos aqui sob a ótica weberiana.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The relation between Catholicism and modernity has always been seen as mutual exclusion. This orientation has changed in the Second Vatican Council (1962-1965), which would have seen it not as an ideological category, but purely as a historical phenomenon. However, what many authors have argued is that that idea has began to be ruled out, especially from the pontificate of John Paul II (1978-2005), which would have endorsed a substantially anti-modern project. But the main character of that turnaround would have been the German Cardinal Joseph Ratzinger (1927-), who succeeded the Polish Pope in the government of the Church as Benedict XVI, in which he stayed for almost eight years. So, the questions are: Catholic Church, under Benedict XVI and by direct influence of his theological thought, has been spreading an anti-modern discourse? The institutional theological and doctrinal positions of Benedict XVI legitimize a hostile discourse to modernity? In order to analyze that issue from a sociological perspective, it was promoted an analysis according to the Catholicism sociology from the German Max Weber work (1864-1920). The first step was to examine the hermeneutic of Ratzinger-Benedict XVI (Vatican II), to find out how the conciliar reform, concerning its relation with the modern world, was received by him. Then, the analysis was performed in two stages: first, the diachronic, in which the author?s discourse about the emergence of modernity was captured contrasting it with the Weberian analysis of the disenchantment of the world and secularization, especially; the second stage, the synchronic, aimed to analyze the relation of tension or not between the typically modern areas (autonomous): intellectual, political and economic with Catholicism today. What is the judgment of the theologian Pope about the established relation between Catholicism and those areas? The answers for those questions will come from the parallel reading of the textual corpus of the theologian Ratzinger and from official documents of the papacy of Benedict XVI, analyzed here under the Weberian perspective. en
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Sociologia pt_BR
dc.subject.classification Catolicismo pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociológicos pt_BR
dc.subject.classification Civilização moderna pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociológicos pt_BR
dc.title O "espírito" da modernidade na visão de Joseph Ratzinger-Bento XVI pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
345439.pdf 3.003Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar