Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI como ferramenta de gestão para os cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI como ferramenta de gestão para os cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Melo, Pedro Antônio de pt_BR
dc.contributor.author Luz, Sérgio Roberto Pinto da pt_BR
dc.date.accessioned 2017-05-23T04:15:19Z
dc.date.available 2017-05-23T04:15:19Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 345415 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175849
dc.description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2016 pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa tem como objetivo analisar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) como ferramenta de gestão para os cursos de graduação. É realizada uma aplicação na Universidade Federal de Santa Catarina (estudo de caso no período de 2006 a 2015). A pesquisa identifica objetivos e metas do Plano de Desenvolvimento Institucional relevantes na gestão da graduação. É apresentado quais dados institucionais contribuem de forma efetiva para a gestão. O trabalho avança com a aplicação de um questionário o qual visa levantar e conhecer a percepção dos Coordenadores dos cursos de graduação a respeito dos objetivos e metas do PDI. A análise desses questionários permite propor diretrizes para o processo de Gestão nos cursos de graduação. Adotou-se metodologia de pesquisa predominantemente qualitativa, com um questionário estruturado. O trabalho identifica as metas de maior aceitação junto aos coordenadores de cursos de graduação e que são necessárias ações de sensibilização sobre as metas com menor percepção de importância pelos coordenadores de cursos das diversas áreas avaliadas.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The present research aims to analyze the Institutional Development Plan (PDI) as a management tool for graduate courses. An application is made at the Federal University of Santa Catarina (case study from 2006 to 2015). The research identifies objectives and goals of the Institutional Development Plan that are relevant to graduate management. It is presented which institutional data contribute effectively to the management. The work progresses with the application of a questionnaire which aims to raise and to know the perception of the Coordinators of the graduate courses regarding the objectives and goals of the PDI. The analysis of these questionnaires allows proposing guidelines for the Management process in graduate courses. We adopted a predominantly qualitative research methodology, with a structured questionnaire. The work identifies the goals of greater acceptance among the coordinators of graduate courses and that actions are necessary to raise awareness about the goals with lesser importance perception by the coordinators of courses in the different areas evaluated. en
dc.format.extent 168 p.| ils., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI pt_BR
dc.subject.classification Cursos de graduação pt_BR
dc.subject.classification Coordenadores de cursos pt_BR
dc.title Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI como ferramenta de gestão para os cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado profissional) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
345415.pdf 2.361Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar