Jornalismo e imagens-flagrantes amadoras: novas configurações de poder, de vigilância e disciplina

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Jornalismo e imagens-flagrantes amadoras: novas configurações de poder, de vigilância e disciplina

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vogel, Daisi Irmgard pt_BR
dc.contributor.author Oliveira, Vinícius Batista de pt_BR
dc.date.accessioned 2017-05-23T04:12:48Z
dc.date.available 2017-05-23T04:12:48Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 345657 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175829
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa interessa-se pela questão das imagens-flagrantes amadoras e tem como objetivo apontar discussões relacionadas a reportagens de jornalismo impresso que fazem uso de tais imagens. Toma-se como definição para imagens-flagrantes amadoras aquelas produzidas por indivíduos fora do meio profissional fotográfico ou capturadas de forma automática, como em câmeras de segurança. Faz-se de partida uma descrição em profundidade a fim de identificar as condições de emergência e as materialidades dessa imagem-flagrante amadora na forma como ela se apresenta no jornalismo impresso. Analisa-se aspectos como o apagamento de autoria, a baixa qualidade técnica, o conteúdo temático das reportagens, o formato gráfico de apresentação e a estética flagrante das imagens em reportagens do caderno Cotidiano do jornal Folha de S. Paulo no período de 2012 a 2014. A primeira etapa dá base para uma discussão a partir dos conceitos foucaultianos de discurso e poder, apontando questões sobre a produção de verdade, mecanismos discursivos do jornalismo, a participação do jornalismo em sistemas de vigilância e sua atividade como instrumento disciplinar.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This research is concerned for its amateur flagrant images and aims poiting discussions about printed journalism reports using these images. We can call "amateur flagrant images" those produced by non professional photographers or those wich were taken through security cameras, for example. At first, a description is made in order to identify emergency conditions and materialities of that images in the way they appear on printed newspaper. Aspects such as autorship deletion, low image quality, the subject of reports, the presentation's graphic format and the aesthetics of the images on reports from the daily sections of Folha de S. Paulo newspaper from 2012 to 2014 are analyzed. The first step gives bases for a discussion about foucaultian's concepts of discourse and power, poiting issues about the production of the truth, discursive mechanisms and journalism participation in surveillance systems and its activity as a disciplinary instrument. en
dc.format.extent 155 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Jornalismo pt_BR
dc.subject.classification Fotojornalismo pt_BR
dc.subject.classification Imagens fotográficas pt_BR
dc.subject.classification Poder disciplinar pt_BR
dc.title Jornalismo e imagens-flagrantes amadoras: novas configurações de poder, de vigilância e disciplina pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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