dc.contributor.author | Brandão, Gilda Vilela | |
dc.date.accessioned | 2017-05-06T17:45:41Z | |
dc.date.available | 2017-05-06T17:45:41Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.issn | 2316-5847 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175471 | |
dc.description | Revista Landa, v. 4, n. 2 (2016) | pt_BR |
dc.description.abstract | Partindo dos princípios estéticos estabelecidos no “Prefácio Interessantíssimo” à Pauliceia desvairada, de Mário de Andrade (1893- 1945), este artigo levanta indícios sobre possíveis relações estéticoliterárias do poeta modernista com o surrealismo de tradição francesa. Tudo indica, porém, que esta opção estilística, de viés experimentalista, não alcançou desdobramentos nas obras seguintes – Losango Cáqui (1926), Clã do Jabuti (1927) e Remate de Males (1930) – cujo tom meditativo contrasta com as imagens delirantes de Pauliceia desvairada. Neste artigo, procuramos entender como essas duas inflexões iluminam o universo poético de um dos fundadores de nosso modernismo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Landa | pt_BR |
dc.subject | Mário de Andrade | pt_BR |
dc.subject | Prefácio interessantíssimo | pt_BR |
dc.subject | Surrealismo | pt_BR |
dc.subject | Pauliceia desvairada | pt_BR |
dc.title | Mário de Andrade e o surrealismo | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
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1.CHAMADA - 5. ... ndrade e o surrealismo.pdf | 340.1Kb |
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