A didática do gênero e da sexualidade na escola: reflexões a partir do livro Sociologia Hoje

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A didática do gênero e da sexualidade na escola: reflexões a partir do livro Sociologia Hoje

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Brunetta, Antonio Alberto
dc.contributor.author PONTES, DIEGO
dc.date.accessioned 2017-05-05T17:32:16Z
dc.date.available 2017-05-05T17:32:16Z
dc.date.issued 2017-05-05
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175421
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho propõe uma reflexão que se articula no campo dos estudos de gênero, sexualidade e educação. Por meio de embates políticos que envolvem essa articulação e impactam diretamente sobre as formas de tratamento e abordagem das questões de gênero e sexualidade nos recursos didáticos e pedagógicos “acionados” para utilização em sala de aula e no ambiente escolar, o referencial analítico que compreende a escola como reprodutora de violências e discriminações aos que escapam às normas curriculares e pedagógicas (Louro, 1997; Diniz e Lionço, 2008; Bento, 2011) envolve a discussão aqui proposta de análise do livro didático Sociologia Hoje, de Igor José de Renó Machado, Henrique Amorim e Celso Rocha de Barros (2013), e abre espaço para reflexão acerca do lugar contingente da disciplina de Sociologia no Ensino Médio e da discussão sobre essa temática na escola. pt_BR
dc.description.abstract This work proposes a reflection that is articulated in the field of gender studies, sexuality and education. Through political clashes involving this articulation and impact directly in treatment and approach to issues of gender and sexuality in teaching and learning resources “fired” for use in the classroom and school environment, the analytical framework that includes the school as reproducer of violence and discrimination to which they escape the curricular and pedagogical standards fires (Louro, 1997; Diniz e Lionço, 2008; Bento 2011) as discussion involving the analysis of the textbook Sociologia Hoje, by Igor José de Renó Machado, Henrique Amorim and Celso Rocha Barros (2013) and “open space” for reflection on the contingent place of the discipline of Sociology in High School and the discussion about this subject in the school. pt_BR
dc.format.extent 50 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject gênero pt_BR
dc.subject sexualidade pt_BR
dc.subject ensino de sociologia pt_BR
dc.subject livro didático pt_BR
dc.subject gender pt_BR
dc.subject sexuality pt_BR
dc.subject sociology teaching pt_BR
dc.subject textbook pt_BR
dc.title A didática do gênero e da sexualidade na escola: reflexões a partir do livro Sociologia Hoje pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Diego TCL A4.pdf 2.421Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar