Uma escola de jornalismo: o poder e o saber na história do projeto pedagógico do curso da UFSC

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Uma escola de jornalismo: o poder e o saber na história do projeto pedagógico do curso da UFSC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Meditsch, Eduardo pt_BR
dc.contributor.author Frighetto, Maurício pt_BR
dc.date.accessioned 2017-04-18T04:10:12Z
dc.date.available 2017-04-18T04:10:12Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 345351 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174880
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo desta pesquisa é fazer uma reflexão sobre a Pedagogia do Jornalismo a partir da história do projeto pedagógico do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para isso, foram elaborados dois objetivos específicos e inter-relacionados: descrever em profundidade (1) o conflito político em torno do projeto pedagógico - o poder - e (2) as práticas pedagógicas e os métodos de ensino/aprendizagem produzidos ou reproduzidos no curso da UFSC - o saber. Compõem o objeto empírico documentos, trabalhos acadêmicos e o depoimento de professores, ex-alunos e trabalhadores da universidade. As discussões teórico-metodológicas são baseadas na comparação entre o ofício do jornalista e o ofício do pesquisador. Tensiona-se o objeto de estudo com a ideia de "conflito das faculdades", do filósofo Immanuel Kant, e de "campo", "autonomia/heteronomia" e "habitus", do sociólogo Pierre Bourdieu. A realização do trabalho se justifica pelo fato de o Curso de Jornalismo da UFSC ter exercido um papel de vanguarda ao adotar um projeto pedagógico de formação específica em Jornalismo a partir do fim da década de 1980 - modelo instituído nas Diretrizes Curriculares Nacionais para todos os cursos de Jornalismo do Brasil em 2013.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : The objective of this research is to make a reflection on Journalism Pedagogy from the pedagogical project history of Journalism undergraduate program at Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). In this regard, the research had two specific objectives: describe in depth (1) the political conflict around pedagogical project - the power - and (2) the pedagogical practices and the learning/teaching methods produced or reproduced at UFSC - the knowledge. The empirical object consists of documents, academic papers and testimony of professors, former students and university workers. The theoretical-methodological discussion is based on the comparison between the craft of journalist and researcher. The object of study is confronted with the idea of "conflict of the Faculties", by the philosopher Immanuel Kant; and the concepts of "field", "autonomy/heteronomy", and "habitus", by the sociologist Pierre Bourdieu. This research is relevant because the Journalism undergraduate program at UFSC has played a leading role in adopting a specific pedagogical project towards the end of the 1980s - later established in the curriculum guidelines for all brazilian undergraduate programs in Journalism, in 2013. en
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Jornalismo pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.title Uma escola de jornalismo: o poder e o saber na história do projeto pedagógico do curso da UFSC pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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