O tema Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia: distanciamentos e apoximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio

DSpace Repository

A- A A+

O tema Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia: distanciamentos e apoximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Mohr, Adriana
dc.contributor.author Mulinari, Guilherme
dc.date.accessioned 2017-04-13T18:35:24Z
dc.date.available 2017-04-13T18:35:24Z
dc.date.issued 2015-12
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174839
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho discute de que maneiras acontecem os distanciamentos e aproximações do tema Corpo Humano (CH) com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) nos Livros Didáticos (LD) mais utilizados pela rede pública estadual do município de Florianópolis. No contexto educacional brasileiro a organização do trabalho no espaço escolar está muito vinculada ao uso do LD. Os PCNEM, criados em 2000, possuem justamente o intuito de orientar o currículo escolar de todo o país, além de discutir sobre a formação crítica e cidadã dos estudantes. Caracterizamos neste trabalho quais são as orientações dos PCNEM no que diz respeito o tema CH, e a partir disso elaboramos critérios para analisar três coleções didáticas no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático de 2015. Dentre esses critérios discutimos sobre as relações internas do CH e também as relações externas do CH com a saúde e o meio ambiente. Observamos que os LD ainda apresentam um alto grau de fragmentação interna do CH, e a maior parte do tema é destinada aos processos e descrições de sistemas que pouco interagem entre si. Além disso, observamos que quando se aborda a saúde, existe uma visão quase que exclusivamente biomédica, onde se privilegiam os tratamentos e cura do corpo e também uma abordagem comportamental, a qual visa que os alunos mudem de hábitos. Observamos ainda que as relações entre o CH e o meio ambiente são pouco evidentes, não demonstrando de maneira eficiente como o meio influencia nos processos fisiológicos e também que o meio ambiente deve ser preservado somente para a utilização humana. Com isso concluímos que existe ainda um distanciamento grande entre as orientações dos PCNEM no que se trata do tema CH nos LD de Biologia, e que isso pode também acarretar em uma dificuldade no aprendizado em torno do tema e também da própria identificação do aluno com o CH ensinado em sala. pt_BR
dc.format.extent 81 p. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Corpo Humano pt_BR
dc.subject PCNEM pt_BR
dc.subject Saúde pt_BR
dc.title O tema Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia: distanciamentos e apoximações com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC Guilherme Mulinari.pdf 1.122Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar