dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Hanazaki, Natalia |
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dc.contributor.author |
Martins, Daniel Ganzarolli |
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dc.date.accessioned |
2017-04-11T20:17:07Z |
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dc.date.available |
2017-04-11T20:17:07Z |
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dc.date.issued |
2015-06-30 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174757 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho busca aprofundar uma reflexão acerca das interfaces entre os campos da Etnoecologia e da Educação Ambiental. Esse possui como objetivos específicos analisar as percepções e as relações que os alunos de uma escola no entorno de uma unidade de conservação mantêm com a mesma e o seu ambiente, assim como debater acerca da importância de dinâmicas de sensibilização nas práticas de Educação Ambiental. No segundo semestre de 2014 foram realizadas oficinas educativas no período de contraturno com um grupo de estudantes da Escola Maria Amália, em Governador Celso Ramos (SC). As oficinas tiveram um formato dialógico e exploraram temas relacionados com a Área de Proteção Ambiental do Anhatomirim e sua sociobiodiversidade. Para a análise dos dados, a pesquisa se utiliza de estudos sobre narrativas e das reflexões propiciadas por um diário de campo. Foram discutidas as percepções dos alunos acerca da unidade de conservação, as transformações neste espaço e as relações com os animais, as plantas e o imaginário popular que lá existem. Também é debatido acerca das práticas de sensibilização aplicadas neste projeto de educação ambiental, com enfoque nas saídas de campo, numa entrevista com antiga moradora da região e na utilização de dinâmicas teatrais. Esta pesquisa apresenta a necessidade de se desenvolver práticas educativas dialógicas e participativas com os estudantes, onde se releve a importância dos saberes tradicionais nos ambientes escolares e na Educação Ambiental. Através da metáfora do educador como um navegante, o autor busca abrir caminhos para novas releituras sobre o tema. |
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dc.format.extent |
95 p. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
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dc.subject |
percepções ambientais |
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dc.subject |
narrativas |
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dc.subject |
etnoecologia e educação |
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dc.subject |
Área de Proteção Ambiental do Anhatomirim |
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dc.title |
Um educador-navegante em mares gancheiros: encontros entre etnoecologia e educação ambiental na APA do Anhatomirim |
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dc.type |
TCCgrad |
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dc.contributor.advisor-co |
Krelling, Aline Gevaerd |
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