A homossexualidade na escola: A percepção dos professores em relação à homossexualidade dos alunos

DSpace Repository

A- A A+

A homossexualidade na escola: A percepção dos professores em relação à homossexualidade dos alunos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Motta, Flávia de mattos
dc.contributor.author Ferreira, Cleiton Manoel
dc.date.accessioned 2017-03-01T14:33:53Z
dc.date.available 2017-03-01T14:33:53Z
dc.date.issued 2017-03-01
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173866
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como objetivo identificar o conhecimento e a relação dos professores do ensino fundamental (anos iniciais e finais) sobre a homossexualidade de alunos da rede de ensino público. O tema é tratado com grande receio nas escolas, os professores considerem o tema importante, mas não possuem o conhecimento específico para poder explanar o assunto no âmbito escolar com confiança e credibilidade. Pesquisas bibliográficas sobre a homossexualidade e os temas transversais que envolvem este tema na educação serão usadas como alicerce da pesquisa. O palco desta pesquisa é a escola e através dela será explorada a estrutura pedagógica, bem como o conhecimento que os docentes têm sobre o tema. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas, respondidas por oito professoras da rede de ensino público do município de São José-SC. Através desta pesquisa diagnosticamos que a rede municipal de ensino transmite capacitações aos professores, bem como o conhecimento prévio do assunto e preparo dos que já estão atuando em sala de aula. pt_BR
dc.description.abstract This research aims to identify the knowledge and relationship of elementary school teachers (initial and final years) on the homosexuality of students in the public school system. The subject is treated with great fear in the schools, the teachers consider the subject important, but do not have the specific knowledge to be able to explain the subject in the scope of the school with confidence and credibility. Bibliographical research on homosexuality and the cross-cutting themes that involve this theme in education will be used as foundation for research. The stage of this research is school and through it will be explored the pedagogical structure, Beyond the knowledge that teachers have about the subject. The data were obtained through interviews, answered by eight teachers from the public school system of the municipality of São José-SC. Through this research, we diagnose that the municipal education network transmits capacities to the teachers, as well as the previous knowledge from the theme and preparation of those who are already acting in the classroom. pt_BR
dc.format.extent 59 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Homossexualidade pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.title A homossexualidade na escola: A percepção dos professores em relação à homossexualidade dos alunos pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
A homossexualidade na escola.pdf 899.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar