Experiências de maternidades lésbicas na escola: o (não) lugar de duas mães

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Experiências de maternidades lésbicas na escola: o (não) lugar de duas mães

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Nichnig, Claudia Regina
dc.contributor.author Gerent, Luciana Caroline
dc.date.accessioned 2017-02-28T17:20:31Z
dc.date.available 2017-02-28T17:20:31Z
dc.date.issued 2017-02-28
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173850
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. pt_BR
dc.description.abstract “Experiências de maternidades lésbicas na escola: o (não) lugar de duas mães” analisa o (auto)reconhecimento de famílias formadas por mulheres lésbicas na relação com a escola. Baseando-se numa concepção histórica do conceito de família patriarcal e dos poderosos papéis culturais atribuídos aos seus integrantes, esta pesquisa ouviu o relato de casais lésbicas sobre as (im)possibilidades de vivenciar configurações familiares que fogem ao modelo imposto. Tendo em vista que a possibilidade de união estável entre pessoas do mesmo sexo foi reconhecida através de uma decisão do Supremo Tribunal Federal, suprema corte brasileira, em 2011, mas que culturalmente essas famílias não são representadas nos modelos educacionais, buscou-se observar como essas conjugalidades se relacionam com a escola e os impactos dessas relações. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com mães lésbicas e suas companheiras que participam da vida escolar da(o)s filha(o)s, acerca das dinâmicas na (re)velação da lesboparentalidade na escola. Os modelos hegemônicos de famílias heteronormativas ainda parecem assumir grande influência na vivência escolar, por isso o debate dessas problemáticas é uma conquista importante para o reconhecimento social e jurídico de famílias formadas por mulheres lésbicas. A pesquisa resultou em hipóteses sobre mudanças socioculturais que atravessam a sociedade, produzindo novos discursos, e aponta para a escola como espaço privilegiado tanto para a produção das diferenças quanto para a luta contra a intolerância. pt_BR
dc.description.abstract "Experiences of lesbian maternity in school: the (non) place of two mothers" analyzes the (self) recognition of families formed by lesbian women in relation to the school. Based on a historical conception of the concept of the patriarchal family and the powerful cultural roles attributed to its members, this research heard the reports of lesbian couples about the (im) possibilities of experiencing family configurations that escape the imposed model. Considering that the possibility of stable union between same sexes was recognized through a decision of the Federal Supreme Court, supreme Brazilian court, in 2011, but that culturally these families are not represented in the educational models, it was sought to observe how these Conjugalities relate to the school and the impacts of these relationships. Semi - structured interviews were conducted with lesbian mothers and their partners who participate in the children 's school life, about the dynamics in (re) veiling of lesboparentality in school. The hegemonic models of heteronormative families still seem to have great influence in the school experience, so the debate of these problems is an important achievement for the social and legal recognition of families formed by lesbian women. The research resulted in hypotheses about sociocultural changes that cross society, producing new discourses, and points to the school as a privileged space both for the production of differences and for the fight against intolerance. pt_BR
dc.format.extent 44 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Famílias lesboafetivas. pt_BR
dc.subject Mulheres. pt_BR
dc.subject Maternidades Lésbicas. pt_BR
dc.subject Identidades. pt_BR
dc.subject Relação família-escola. pt_BR
dc.title Experiências de maternidades lésbicas na escola: o (não) lugar de duas mães pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC Luciana Gerent_Concluído.pdf 687.9Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar