Gênero na Educação Infantil : Análise dos planejamentos e do PPP de um núcleo de Educação Infantil de Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

Gênero na Educação Infantil : Análise dos planejamentos e do PPP de um núcleo de Educação Infantil de Florianópolis

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Graupe, Mareli Eliane
dc.contributor.author Schereiber, Elisabeth
dc.date.accessioned 2017-02-24T22:23:43Z
dc.date.available 2017-02-24T22:23:43Z
dc.date.issued 2017-02-24
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173772
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho aborda questões sobre gênero na Educação Infantil, tendo como objetivo geral analisar o planejamento de seis grupos da pré-escola com vistas a conhecer como a temática de gênero é contemplada. Os referenciais teóricos abarcam autoras como Joan Scott, Miriam Grossi, Daniela Finco, Daniela Auad, Guacira Lopes Louro, Jane Felipe, entre outras. Este é um estudo de caráter qualitativo, sendo realizada uma pesquisa documental e bibliográfica. A coleta de dados possui como foco a análise de documentos de uma unidade de Educação Infantil, tais como o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e o planejamento quinzenal da pré-escola, juntamente com os referenciais teóricos que discorrem sobre gênero na Educação Infantil. A Educação Infantil costuma ser o primeiro contato das crianças com a instituição educacional e, dessa maneira, acredita-se que esse espaço precisa contemplar as discussões de gênero para que não sejam reforçados comportamentos estereotipados para meninas e meninos, normatizando, disciplinando e controlando atitudes infantis e reforçando papéis de gênero para cada sexo. Os dados desta pesquisa apontam que, apesar de serem apresentadas duas ou três temáticas contemplando a equidade de gênero nas propostas pedagógicas da unidade, as propostas direcionadas à discussão e à equidade de gênero são mínimas: em sete planejamentos, considerando o número total de 57 planejamentos lidos. pt_BR
dc.description.abstract This paper deals with questions about Gender in Early Childhood Education, having as main objective analyze the planning of six preschool groups to know how the gender theme is being considered. Theoretical references include authors such as Joan Scott, Miriam Grossi, Daniela Finco, Daniela Auad, Guacira Lopes Louro, Jane Felipe and others. This is a qualitative study, with documental and bibliographic research. The data collection focuses on an analysis of documents of the Early Childhood Education Unit, such as the Political Pedagogical Project (PPP) and biweekly planning preschool, together with the theoretical references that discuss Gender in Early Childhood Education. Early Childhood Education is usually the first contact of children with the educational institution and, this way, we believe that this space must contemplate gender discussions for not to intensify stereotyped behaviors for girls and boys, regulating, disciplining and controlling children's attitudes and reinforcing gender roles for each sex. The data of this research indicate that, although two or three themes have been presented that have worked on gender equity on pedagogical proposals of the unit, proposals aimed at discussion and gender equality are minimal (seven planning were contemplated), considering the total number of 57 read plans. pt_BR
dc.format.extent 58 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Gênero. Educação Infantil. Pré-escola. PPP. Planejamento. pt_BR
dc.title Gênero na Educação Infantil : Análise dos planejamentos e do PPP de um núcleo de Educação Infantil de Florianópolis pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Elisabeth_ SCHER TCC final_revisado 23.02.....pdf 920.9Kb PDF View/Open Pesquisa documental de um núcleo de educação infantil da rede municipal de Florianópolis

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar