Ciborgues, híbridos e feminismo na cibercultura: Malala Yousafzai e as questões de gênero na educação.

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Ciborgues, híbridos e feminismo na cibercultura: Malala Yousafzai e as questões de gênero na educação.

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Mello, Soraia Carolina
dc.contributor.author Gonçalves, Erica de Oliveira
dc.date.accessioned 2017-02-24T22:13:07Z
dc.date.available 2017-02-24T22:13:07Z
dc.date.issued 2017-02-24
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173755
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola. pt_BR
dc.description.abstract As discussões de gênero e feminismo estão presentes em diferentes discursos e podem ser ampliados com a cibercultura. Neste texto, portanto, o objetivo é apresentar como o discurso feminista e dos direitos humanos se materializa na voz da jovem ativista paquistanesa Malala Yousafzai, seja pela divulgação nos noticiários representados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), seja pelos livros (impressos) de histórias infanto-juvenis. Todos estes canais midiáticos fazem parte de um conjunto de atores que contribuem para integrar de forma mais participativa o feminismo enquanto movimento de luta pelos direitos humanos. Assim, este estudo de cunho bibliográfico e qualitativo utiliza como fontes de pesquisa livros, artigos e vídeos para problematizar o feminismo enquanto movimento a ser gestado dentro de instituições como a escola, as mídias e o próprio lar. Embora não se tenha exatamente um resultado acabado, esta análise dos conteúdos investigados aponta para uma perspectiva de continuidade, parceria e motivação para as reivindicações mediadas por histórias de mulheres verdadeiras que lutam para a equidade de direitos e supressão da hierarquia de gênero e desigualdades. pt_BR
dc.description.abstract Gender and feminism discussions are present in different speeches and can be extended with cyberculture. In this paper, therefore, the aim is to present how the feminist and human rights discourse is embodied in the voice of young activist Pakistani Malala Yousafzai, either by spreading the news represented by digital technologies of information and communication (TDIC), either by books (printed ) of children and youth stories. All these media channels are part of a set of actors that contribute to integrate in a more participatory way the feminism as a movement fighting for human rights. So, this study of bibliographic and qualitative nature, uses as sources of research books, articles and videos to discuss feminism as a movement to be gestated within institutions such as schools, the media and the home itself. Although it is not exactly a finished result, this analysis of the investigated content points to a perspective of continuity, partnership and motivation for the claims mediated histories of real women who fight for equal rights and elimination of gender inequality and hierarchy. pt_BR
dc.format.extent 40 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Malala Yousafzai pt_BR
dc.subject mídias digitais pt_BR
dc.subject histórias infanto-juvenis pt_BR
dc.subject cibercultura pt_BR
dc.subject feminismo pt_BR
dc.title Ciborgues, híbridos e feminismo na cibercultura: Malala Yousafzai e as questões de gênero na educação. pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


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TCC Erica versão biblioteca.pdf 651.2Kb PDF Visualizar/Abrir A pesquisa teve o objetivo de apresentar as formas como o discurso feminista e dos direitos humanos se materializou na voz da jovem ativista paquistanesa Malala Yousafzai, seja pela divulgação nos noticiários representados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), seja pelos livros (impressos) de histórias infanto-juvenis. Este estudo utilizou como fontes de pesquisa livros, artigos e vídeos para problematizar o feminismo enquanto movimento a ser gestado dentro de instituições como a escola, as mídias e o próprio lar. A pesquisa é composta de três tópicos que se integram e complementam.

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