O processo de planejamento estratégico como instrumento de legitimação da gestão de universidades estaduais

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O processo de planejamento estratégico como instrumento de legitimação da gestão de universidades estaduais

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Maurício Fernandes pt_BR
dc.contributor.author Silva, Tayso pt_BR
dc.date.accessioned 2017-02-21T04:41:28Z
dc.date.available 2017-02-21T04:41:28Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 344155 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173663
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A presente Tese de doutorado é uma pesquisa de natureza qualitativa, que teve como campo de estudo todas as sete universidades estaduais do Paraná. Quarenta e dois indivíduos foram entrevistados, a partir de roteiros semiestruturados de entrevista, distribuídos de modo equitativo entre as sete universidades. Além das entrevistas, foram realizadas pesquisas documentais, observação não participante e coleta de dados secundários. Foi um estudo de recorte transversal com o objetivo geral de propor a partir dos pressupostos do processo de Planejamento Estratégico um referencial metodológico de legitimação da gestão de universidades estaduais. O campo de pesquisa mostrou-se adequado aos propósitos deste estudo, conforme as referências teóricas e pesquisas documentais já indicavam. A complexidade da gestão de universidades públicas contribuiu para amplitude de características e situações analisáveis sobre o processo de legitimação da gestão. Pode ser verificada a homogeneidade das organizações investigadas, cujas estruturas se aproximam da igualdade, enfrentam as mesmas pressões ambientais e possuem equipe com elevado nível de formação. Não obstante outros autores da corrente dominante dos estudos acerca do processo de Planejamento Estratégico, como Porter (1991; 2009), Ansoff (1981), Hamel, e Prahalad (1995) e Mintzberg et al. (2000) também tenham sido considerados para fundamentar o referencial metodológico, por uma série de razões apresentadas aqui, inclusive a partir de comprovações em campo, mostrou-se a adequação do modelo de Pereira (2010) a essas organizações da educação superior brasileiras, permitindo identificar práticas determinadas a partir dos pressupostos desse modelo nas universidades pesquisadas, em especial aquelas práticas relativas à legitimação da gestão. Para tanto, além de autores do processo de Planejamento Estratégico, foram considerados referências de outras áreas, como DiMaggio e Powell (1983), Scott (2001), Weber (1986), Suchman (1995), e Ruef e Scott (1998), sobre a Teoria Institucional, Giddens (2003) sobre a Teoria da Estruturação, Bass (1990), Avolio e Gardner (2005) e Tannenbaum e Schmidt (1973) sobreLiderança. Com base na revisão da literatura e na pesquisa de campo, as análises dos dados permitiram construir um referencial metodológico de legitimação da gestão de universidades. Isso foi possível a partir da descrição de um esquema que demonstra como o gerenciamento de práticas do processo de Planejamento Estratégico, ou novas, pode maximizar da legitimação da gestão de universidades. Entre as contribuições à teoria e à prática da gestão de universidades oferecidas por esta Tese que levaram a consecução do objetivo geral, apresentou-se características de como o processo de Planejamento Estratégico é efetivamente construído e implementado nas universidades estaduais, constatou-se que processos comunicativos interferem na legitimação e na extensão da legitimação da gestão de universidades a partir do processo de Planejamento Estratégico, revelou-se que a legitimação da gestão de universidades a partir do processo de Planejamento Estratégico é dada, em especial, de forma recursiva, envolvendo a atuação do gestor junto ao processo, apresentou-se características de gestores, consideradas como sendo de líderes, capazes de contribuir para a legitimação da gestão de universidades.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This PhD thesis is a qualitative research that had as study field all the seven state universities of Paraná. Were interviewed forty-two individuals from semistructured interview scripts, distributed equitably among the seven universities. Besides the interviews, documentary researches were conducted, non-participant observation and secondary data collection. It was a cross-cut study with general objective to propose from the assumptions of the process of Strategic Planning a methodological framework to legitimize the state universities management. The research field was adequate for the purposes of this study, as the theoretical references and documentary researches have indicated. The complexity of managing public universities contributed to amplitude characteristics and analyzable situations on the management process of legitimation. It can be verified the homogeneity of the organizations whose structures approach equality, they face the same environmental pressures and have staff with a high level of training. Nevertheless other authors of the mainstream studies on the Strategic Planning process, as Porter (1991; 2009), Ansoff (1981), Hamel and Prahalad (1995) and Mintzberg et al. (2000) have also been considered for support the methodological framework for a number of reasons presented here, including from evidence in the field, proved the adequacy of Pereira?s model (2010) to these organizations of Brazilian higher education, allowing identify certain practices from the assumptions this model in investigated universities, especially those practices regarding the legitimacy of management. Therefore, in addition to the authors of Strategic Planning process, were considered references in other areas, such as DiMaggio and Powell (1983), Scott (2001), Weber (1986), Suchman (1995), and Ruef and Scott (1998) on the Institutional Theory, Giddens (2003) on the Structuring Theory, Bass (1990), Avolio and Gardner (2005) and Tannenbaum and Schmidt (1973) about Leadership. Based on the literature review and field research, analyzes of the data allowed to construct a methodological framework to legitimize the university management. This was possible from the description of a scheme that demonstrates how the management practices of the Strategic Planning process, or new, can maximize the legitimacy of state universities management. Among the contributions to universities management theory and practice made by this thesis that led to achieving the overall objective characteristics are presented of how the strategic planning process is effectively constructed and implemented in universities, it was found that communicative processes interfere with the legitimacy and the extent of legitimacy management universities from the Strategic Planning process, it was revealed that the legitimacy of university management from the strategic planning process is given, in particular, recursively, involving the manager's performance in the process, presented features managers, considered to be leaders, able to contribute to the legitimization of universities management. en
dc.format.extent 474 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Planejamento estratégico pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.title O processo de planejamento estratégico como instrumento de legitimação da gestão de universidades estaduais pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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