A gestão da educação pública no Timor Leste: um estudo sobre o ensino secundário no município de Díli

DSpace Repository

A- A A+

A gestão da educação pública no Timor Leste: um estudo sobre o ensino secundário no município de Díli

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Birochi, Renê pt_BR
dc.contributor.author Mariano, Paulo pt_BR
dc.date.accessioned 2017-01-31T03:13:56Z
dc.date.available 2017-01-31T03:13:56Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 343963 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172805
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A educação, em diversos países, representa um importante pilar da sociedade para se alcançar o pleno desenvolvimento social, econômico e humano. Isto não é diferente para na República Democrática do Timor-Leste. Um pequeno país do sudeste asiático, que considera a educação como um processo de extrema importância para a o fortalecimento de seu povo e de sua nação. Esta pesquisa é um estudo sobre a gestão da educação pública secundária no município de Díli, tendo em vista os princípios de educação democrática e de qualidade, que norteiam as práticas de educação emancipatória. O referencial teórico utilizado recebeu a influência seminal da pedagogia crítica de Paulo Freire, assim como baseou-se no referencial teórico proposto por Fung (2006), que articula três dimensões para avaliar as formas de participação cidadã: seleção dos participantes; comunicação e decisão e; autoridade e poder. Foram analisadas, especificamente, as políticas públicas de educação secundária em programas de formação de professores e de melhoria da infraestrutura escolar. A pesquisa foi empreendida partir da análise de documentos e da coleta de informações no campo empírico, com a realização de entrevistas semiestruturadas e observação não participante. E, por fim, como resultado deste estudo a pesquisa apontou que as políticas públicas referentes à formação de professores e à infraestrutura na educação pública secundária da capital do Timor-Leste são pouco democráticas e centralizadas pelo Ministério da Educação, em todas as dimensões analisadas.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Education in several countries is an important pillar of society to achieve full social, economic and human development. This is no different for the Democratic Republic of Timor-Leste. A small Southeast Asian country, which considers education as a process of utmost importance for the strengthening of their people and their nation. This research is a study on the management of secondary public education in the city of Dili, in view of the principles of democratic and quality education that guide the emancipatory education practices. The theoretical framework received the seminal influence of critical pedagogy of Paulo Freire, and was based on the theoretical framework proposed by Fung (2006), which combines three dimensions to assess the forms of citizen participation (selection of participants, communication and decision and , authority and power). They were analyzed, specifically, public policy secondary education in teacher training programs and improving school infrastructure. The research was undertaken from the document analysis and information gathering in the empirical field, with the completion of semi-structured interviews and non-participant observation. Finally, the study also pointed out as a result, the process of elaboration of public policy on teacher training and infrastructure in public education secondary of the Timor-Leste capital (Dili), both perspectives selection of participants, communication and decision and how authority and power are centralized and undemocratic. en
dc.format.extent 145 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Ensino médio pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Timor Leste pt_BR
dc.subject.classification Educação e Estado pt_BR
dc.subject.classification Timor Leste pt_BR
dc.title A gestão da educação pública no Timor Leste: um estudo sobre o ensino secundário no município de Díli pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
343963.pdf 1.066Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar