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Este artigo tem como principal objetivo apresentar o processo de autoavaliação institucional na Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy” (UNIGRANRIO), que teve sua caminhada iniciada em 2004 com a criação da Comissão Própria de Avaliação (CPA), de acordo com as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Ao longo do texto, expõe-se breve descrição da CPA, das opções metodológicas, estratégias de sensibilização, discussão e divulgação dos resultados, dos impasses e adequações vivenciadas no período de 2004 a 2016. Destaca-se a variedade de experiências metodológicas e instrumentais correspondentes as diferentes estratégias de abordagem da comunidade desenvolvidas nestes 12 anos de atividade contínua. Dentre as metodologias inovadoras são descritas: a) a Técnica de Pequenos Grupos (TPG), técnica introduzida na Universidade de Washington, conhecida como through small group diagnosis (SGDI) ou Diagnóstico Instrucional de Pequenos Grupos – o grande trunfo da técnica está em sua simplicidade metodológica; e b) o Click Avaliação, evento planejado como estratégia de sensibilização da comunidade acadêmica voltado para o envolvimento da mesma com o processo de avaliação interna realizado pela CPA. |
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