O papel e a influência da comunicação organizacional na formulação e implementação da estratégia

DSpace Repository

A- A A+

O papel e a influência da comunicação organizacional na formulação e implementação da estratégia

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Maurício Fernandes pt_BR
dc.contributor.author Antunes, Silmar Neckel pt_BR
dc.date.accessioned 2017-01-24T03:04:37Z
dc.date.available 2017-01-24T03:04:37Z
dc.date.issued 2015 pt_BR
dc.identifier.other 343630 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172539
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação aborda a relação entre o planejamento estratégico e a comunicação organizacional sob a perspectiva das influências existentes entre essas duas áreas da Administração quando inseridas no contexto organizacional. O objetivo geral deste trabalho consiste em avaliar as influências da comunicação organizacional na formulação e implementação das estratégias por meio de um estudo de caso. O embasamento teórico utilizado para nortear a pesquisa, em relação à estratégia, reuniu autores como Kich e Pereira; Ansoff; Hambrick e Fredrickson; Pereira; Mintzberg e Quinn; Mintzberg, Lampel e Ahlstrand; Luecke;Whittington; Porter; Chandler; Ackoff; Yang; e, em relação à comunicação organizacional, foi fundamentada por autores como Bateman e Snell; Rego; Kich e Pereira; Shannnon e Weaver; Tomasi e Medeiros; Robbins; Bardero; Sandvik e Sypher; Jian, Schmisseur e Fairhurst; Putnam; Bueno; Cruz; Kunsch; Freire; Taylor e Van Every; Casali; Angeloni e Fernandes; Nonaka e Takeuchi; Davenport e Prusak; Tonet e Paz; Torquato; Beer e Eisenstat. Este estudo se estrutura a partir da estratégia de pesquisa de estudo de caso único e se caracteriza pela abordagem qualitativa e método indutivo, sendo que os dados foram coletados por instrumentos como pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevista semiestruturada e observação sistemática. Através dos dados coletados, pode-se observar que, para os processos de formulação e implementação da estratégia acontecerem de maneira eficaz, a comunicação organizacional precisa ser trabalhada em conjunto com os Centros de Ensino. A conclusão da pesquisa comprova as proposições da pesquisa de Kich e Pereira e destaca a importância de compreender o processo estratégico de forma sistemática e considerar a integração a partir de um processo comunicacional pré-existente e favorável.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This thesis discusses the relation between the strategic planning and the organizational communication from the perspective of existing influences between these two administration areas in the organizational context. The main aim of this study was to evaluate the influences of organizational communication in the formulation and implementation of strategies through a case study. The theoretical framework used to guide the research, related to strategy, has gathered authors such as Kich and Pereira; Ansoff; Hambrick and Fredrickson; Pereira; Mintzberg and Quinn; Mintzberg, Ahlstrand and Lampel; Luecke, Whittington; Porter; Chandler; Ackoff; Yang; and, regarding to the organizational communication, has based on authors such as Bateman and Snell; Trench; Kich and Pereira; Shannnon and Weaver; Tomasi and Medeiros; Robbins; Bardero; Sandvik and Sypher; Jian, Schmisseur and Fairhurst; Putnam; Bueno; Cross; Kunsch; Freire; Taylor and Van Every; Casali; Angeloni and Fernandes; Nonaka and Takeuchi; Davenport and Prusak; Tonet and Peace; Torquato; Beer and Eisenstat. This study was structured from the research strategy of single case study and it was characterized by qualitative approach and inductive method. Data were collected through literature review, document analysis, semi-structured interviews and systematic observation. It was observed that, for the effective formulation and implementation of strategy, the organizational communication needs to be worked combined with Teaching Centers. This research confirmed Kich and Pereira ropositions and highlighted the importance of understanding the strategic processsystematically, besides considering the integration from a pre-existing and favorable communication process. en
dc.format.extent 165 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Planejamento estratégico pt_BR
dc.subject.classification Comunicação nas organizações pt_BR
dc.title O papel e a influência da comunicação organizacional na formulação e implementação da estratégia pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
343630.pdf 1.414Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar