dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Mendoza, Yesid |
|
dc.contributor.author |
Câmara, Guilherme Becker |
|
dc.date.accessioned |
2017-01-02T12:54:26Z |
|
dc.date.available |
2017-01-02T12:54:26Z |
|
dc.date.issued |
2016-11-30 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172159 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Ferroviária. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O método da inspeção a pé em linhas ferroviárias de carga pode ser considerado arcaico, é o mesmo há muitos anos, deixando de se atualizar utilizando tecnologia pra melhorar sua eficiência. Atualmente, com a facilidade do desenvolvimento de aplicativos para smartphones abrem-se oportunidades para a implantação desses recursos em prol da inspeção de linhas férreas. No presente trabalho foi desenvolvido um procedimento para identificar, analisar e classificar os defeitos e problemas numa linha ferroviária divididos em três categorias: superestrutura da via permanente, sinalização física em uma passagem de nível e fatores externos a linha ferroviária. Foi elaborado um fluxograma para fazer uma inspeção mais direta na linha, podendo ser ela com foco nas três categorias, duas ou apenas uma delas. Como resultado final se teve um aplicativo, baseado no fluxograma, simples e completo que abrange todos os defeitos das categorias abordadas, permite o registro de foto do defeito em questão e ainda a possibilidade de gravar a posição através do GPS do smartphone. Esse aplicativo tem como produto final um relatório no formato PDF que contém os defeitos registrados na inspeção colocando eles em ordem de posição, com fotos, comentários do que foi reportado e o nível de gravidade indicado pelo inspetor de via. O aplicativo foi validado experimentalmente por meio de uma análise de um especialista do setor ferroviário, assim como por uma aplicação prática em um estudo de caso na cidade de São Carlos, São Paulo |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The patrol method in freight railways is considered archaic, it has not had any changes for many years and it has not been upgraded to a more efficient way by using technology in its favor. Nowadays, the readiness in developing apps for smartphones brings an opportunity for deploying this type of technology in track inspections. This paper presents a procedure developed to identify, analyze and classify defects and problems on railway lines, divided into three categories: track structure, crossing signal and external factors on railway lines. A flowchart was designed to simplify track patrols, the inspection might focus on as many as categories as desired among the three options previously mentioned. The paper's outcome is an app, based on the flowchart, which is simple and complete, including all the possible defects and problems of the categories covered, also a photograph of the defect might be attached to the report as well as its Global Coordinate. The app's output is a PDF report, which contains all defects recorded in the inspection, and also organized by its global position. Photos, comments and the severity level indicated by the track inspector are also part of the report. The app was tested by a track inspection specialist and validated in a case study in São Carlos. |
pt_BR |
dc.format.extent |
94 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Inspeção e monitoração |
pt_BR |
dc.subject |
Problemas na linha ferroviária |
pt_BR |
dc.subject |
Via permanente |
pt_BR |
dc.subject |
Sinalização ferroviária |
pt_BR |
dc.title |
Procedimento e software para identificar, classificar e analisar problemas na linha ferroviária de trem de carga |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Scalice, Régis |
|