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ntrodução: O câncer infantil pode ser compreendido como um grupo de doenças crônicas não transmissíveis que atinge crianças e adolescentes de 0 a 19 anos , cujo processo de tratamento demanda um tempo considerável de hospitalização, no qual a criança é su bmetida a procedimentos invasivos e dolorosos, podendo comprometer o seu desenvolvimento normal, devido à quebra de sua rotina anterior e ao processo de adaptação à nova realidade, inerente ao ambiente hospitalar . O presente estudo objetiva construir um ma terial educativo destinado às crianças em idade escolar, que são submetidas a tratamento oncológico. Método: Como produto, elaborou - se um material educativo, em forma de manual, direcionado às crianças hospitalizadas em tratamento oncológico e a seus pais, esclarecendo - os sobre a situação que vivenciarão de forma didática, direta e ilustrada. A intervenção será realizada em um hospital de referência no tratamento do câncer da capital do Estado do Piauí, durante as atividades lúdicas realizadas pela Associaç ão Brigada de Incentivo e Alegria . Resultado e Discussão: O manual foi construído em três partes: a primeira apresenta informações relevantes no percurso terapêutico do câncer infantil e é destinada ao pequeno leitor. A segunda é destina - se a atividades lú dicas, para que a criança se distraia em seu leito hospitalar. A o final , procedem - se orien tações aos pais sobre o estado de saúd e em que seu filho se encontra e como se portar diante da situação. Considerações Finais: Espera - se que o material proposto faci lite o processo de compreensão e adaptação ao contexto de internação, reduzindo a ansiedade e o medo típicos do adoecer ao compreender a importância dos procedimentos realizados. |
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