Usos das redes sociais no radiojornalismo esportivo da equipe Globo/CBN São Paulo

DSpace Repository

A- A A+

Usos das redes sociais no radiojornalismo esportivo da equipe Globo/CBN São Paulo

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Zuculoto, Valci Regina Mousquer pt_BR
dc.contributor.author Pereira, Jéssica Gonçalves pt_BR
dc.date.accessioned 2016-12-20T03:14:13Z
dc.date.available 2016-12-20T03:14:13Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 343049 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171708
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-gGraduação em Jornalismo, Florianópolis, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa analisa os modos como os sites de redes sociais são utilizados nos processos produtivos do radiojornalismo esportivo brasileiro. Realiza-se uma pesquisa empírica e exploratória com estudo de caso. O objetivo foi identificar e problematizar os usos das redes sociais na equipe esportiva das rádios Globo e CBN São Paulo. O rádio está em constante adaptação às transformações das comunicações, em especial às decorrentes de inovações tecnológicas. No atual cenário de convergência midiática, com mais e novas ferramentas ao seu dispor, o radiojornalismo viu suas rotinas produtivas mudarem, com a digitalização das redações e modificações nas formas de recepção do conteúdo radiofônico. Inserida nesse contexto, esta investigação fundamenta-se no aporte teórico-metodológico da Teoria do Newsmaking, com foco nos processos de produção da equipe esportiva. Para o estudo de caso recorreu-se às técnicas de análise de conteúdo, trabalho de campo nas redações e entrevistas em profundidade com profissionais da equipe.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This research analyzes the ways how social networking sites are used in the production processes of the Brazilian sports radio journalism. Carried out an empirical and exploratory research with case study. The goal was to identify and discuss the use of social networks in the sports team of the radio stations Globo and CBN São Paulo. The radio is constantly adapting to the changes of communications, particularly those resulting from technological innovations. In the current scenario of media convergence, with more and new tools at their disposal, the radio journalism has seen its production routines change, with the digitization of newsrooms and changes in the forms of reception of radio content. Inserted in this context, this research is based on theoretical and methodological support of Newsmaking theory, focusing on the sports team production processes. For the case study resorted to the content analysis techniques, field work in newsrooms and in-depth interviews with radio professionals. en
dc.format.extent 235 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Jornalismo pt_BR
dc.subject.classification Redes sociais on-line pt_BR
dc.subject.classification Radiojornalismo pt_BR
dc.subject.classification Twitter (Rede social on-line) pt_BR
dc.subject.classification Facebook (Rede social on-line) pt_BR
dc.subject.classification Jornalismo esportivo pt_BR
dc.title Usos das redes sociais no radiojornalismo esportivo da equipe Globo/CBN São Paulo pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
343049.pdf 2.801Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar