Proposta de aplicação das ferramentas lean no transporte público

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Proposta de aplicação das ferramentas lean no transporte público

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Garcia, Janaína Renata
dc.contributor.author Antonowicz, Mariane Alexandra
dc.date.accessioned 2016-12-16T10:44:41Z
dc.date.available 2016-12-16T10:44:41Z
dc.date.issued 2016-12-02
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171610
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística. pt_BR
dc.description.abstract A competitividade tem feito com que as empresas desenvolvam processos inovadores buscando dessa forma a satisfação e a fidelização dos seus clientes. As organizações convivem com ambiente complexo e de rápidas mudanças. No caso do setor estudado deste trabalho, o transporte público urbano, o mesmo está com dificuldade de manter seus clientes e atrair novos. As empresas são obrigadas a oferecer cada vez mais produtos e serviços customizados e dependem diariamente de um fluxo de informações preciso e pontual, de processos eficientes e eficazes para manter um desempenho competitivo e sobreviver no mercado atual. Faz-se necessário que medidas sejam tomadas para se tornar um diferencial dentre tantas organizações existentes. O presente trabalho tem como objetivo propor uma aplicação das ferramentas Lean para o setor de transporte público como um diferencial de desempenho e uma estratégia para obtenção de vantagens competitivas. Foram aplicados questionários a fim de investigar a existência de princípios enxutos nas empresas de transporte público estudadas. Como foi realizado o estudo multi-caso no setor de planejamento das empresas, a proposta de aplicação foi baseada nas diretrizes e ferramentas do Lean Office. Foi possível afirmar que mesmo não sendo muito difundido o Lean Office traz melhorias para a empresa, pois elimina desperdícios o que acarreta em um aumento de valor para empresa e clientes. pt_BR
dc.description.abstract Competitiveness has made companies to develop innovative processes seeking in this way the satisfaction and loyalty of their customers. The organizations coexist with complex environment and of rapid changes. In the case of the sector studied in this work, urban public transportation, the same is having difficulty maintaining its customers and attracting new ones. Companies are increasingly required to offer customized products and services and depend on a daily flow of accurate and timely information, efficient and effective processes to maintain a competitive performance and survive in the current market. It is necessary that measures be taken to become a differential among so many existing organizations. The present work aims to propose an application of Lean tools for the public transport sector as a performance differential and a strategy to obtain competitive advantages. Questionnaires were applied in order to investigate the existence of lean principles in the public transport companies studied. As the multi-case study was carried out in the business planning sector, the application proposal was based on Lean Office guidelines and tools. It was possible to state that even though it is not very widespread, Lean Office brings improvements to the company, as it eliminates waste which causes an increase in value for companies and customers. pt_BR
dc.format.extent 92 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Joinville,SC pt_BR
dc.subject Mentalidade enxuta no transporte pt_BR
dc.subject Transporte público pt_BR
dc.subject Lean Office pt_BR
dc.title Proposta de aplicação das ferramentas lean no transporte público pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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TCC_Mariane.pdf 1.001Mb PDF View/Open TCC

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