dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Esteves, Paulo César Leite |
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dc.contributor.author |
Costa, Paulo Henrique Tonetti |
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dc.date.accessioned |
2016-12-14T16:10:17Z |
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dc.date.available |
2016-12-14T16:10:17Z |
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dc.date.issued |
2016-12-14 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171540 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC. |
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dc.description.abstract |
A necessidade dos clientes já não é mais a mesma. Para que uma empresa possa se manter competitiva no mercado, é necessário mais que oferecer os mesmos produtos e/ou serviços que sua clientela está acostumada a consumir. O contexto atual exige cada vez mais uma mudança de postura com vistas a diminuir a tomada de decisão, custos e auxiliar na tomada decisões da maneira mais correta e coesa possível. Para proporcionar essa mudança de atitude e otimização de todo processo interno de uma organização, existem metodologias e ferramentas com intuito de facilitar e conduzir o processo de forma que sejam percebidas oportunidades de melhorias e a partir destas ocorram efetivamente às mudanças. Ao longo deste trabalho serão apresentados os conceitos chaves para se implantar a busca pela qualidade em todos os níveis da empresa, são apresentadas as sete ferramentas da qualidade, além de um estudo de caso utilizando a metodologia do PDCA na dentro da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – CASAN. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental exploratória por meio de livros, artigos, sítios eletrônicos, periódicos e revistas, com vistas a identificar as metodologias, conceitos e ferramentas da qualidade que têm sido desenvolvidas. Seguiu o trabalho com um estudo de caso, realizado através do mapeamento e análise do processo conforme método PDCA. O objetivo principal do trabalho é identificar e analisar o processo de manutenção de veículos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – CASAN, finalizando com a proposta de possíveis melhorias. |
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dc.description.abstract |
The need of Customers is not the same. In order for a company to remain competitive in the market, it is more necessary than offering the same products and / or services that yours customers are accustomed to consume. The current context increasingly requires us to change our attitude, seek to reduce costs, make decisions the most correct and cohesive way possible. To provide this change of attitude and optimization of an organization's entire internal process, there are methodologies and tools to facilitate and drive the process in a way that perceives opportunities for improvement and from these effectively changes occur. Throughout this paper, the key concepts will be presented to obtain quality at all levels of the company, the seven quality tools are presented, as well as a case study using the PDCA methodology in a case study at Catarinense Water and Sanitation Company. The methodology used was a research of bibliographic and documentary exploratory character through books, articles, electronic sites, periodicals and magazines, in order to identify the methodologies, concepts and quality tools that have been developed. Followed the work with a case study, carried out through the mapping and analysis of the process according to PDCA method. The main objective of the work is identify and analyze the vehicle maintenance process of the CASAN, ending with the proposal for possible improvements. |
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dc.format.extent |
52 |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject |
Ferramentas da qualidade, PDCA, Melhoria de processo |
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dc.title |
Análise e proposta de melhoria do processo de manutenção de veículos da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN |
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dc.type |
TCCgrad |
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